O início da série de manga de Tatsuya Endo.

Num ano em que a Devir não publicou nenhuma banda desenhada que não manga (não tendo sequer sido prosseguidas as séries norte-americanas Paper Girls nem Lazarus), a novidade de 2021 da editora que mais livros de BD publica no nosso país é… Mais uma série de manga da Shueisha dirigida a adolescentes do género masculino (shonen).

O autor da nova série é Tatsuya Endo. Após ter terminado as séries TISTA (ティスタ), Gekka Bijin (月華美刃) e três one-shotsRengoku no Ashe (煉獄のアーシェ), Ishi ni Usubeni, Tetsu ni Hoshi (石に薄紅、鉄に星) e ISpy – para a revista Jump SQ com o editor Shihei Lin, os dois começaram a planear uma série para ser publicada online na Shonen Jump+. Lin sugeriu que Endo combinasse os pontos fortes dos seus trabalhos na Jump SQ (um deles com um serial killer e outro com uma caça às bruxas) mas que, ao invés das histórias mais maduras e sombrias, produzisse algo ainda mais ligeiro e alegre do que já tinha tentado com ISpy, por orientação do editor.

O resultado foi a criação da série Spy x Family (スパイファミリー, estilizado como SPY×FAMILY e pronunciado “Spy Family”). A historia segue um espião que tem de “construir uma família” para executar uma missão, não se apercebendo que a rapariga que adota e a mulher que concorda estar com ele num falso casamento são, respetivamente, uma telepata e uma assassina.

No Japão, a série tem sido serializada gratuitamente na aplicação e site Shonem Jump+, com periodicidade quinzenal, desde 25 de março de 2019, tendo a Shueisha compilado a BD em livros, com 8 publicados até ao momento. A série também é publicada gratuitamente em diversas línguas pela Shueisha, incluindo a norma brasileira da língua portuguesa, na aplicação e site Manga Plus. Para não prejudicar o lançamento da obra em livro nos diferentes países, no site Manga Plus apenas se encontram os primeiros 3 capítulos da série e os 3 mais recentes. Sempre que um novo capítulo é disponibilizado, o quarto mais recente deixa de o estar. Por um lado, isto permite aos leitores lerem os primeiros 3 capítulos para verificarem se estão interessados na série. Por outro, permite que, a partir do momento que comecem a ler os 3 capítulos mais recentes, possam acompanhar todos os novos capítulos gratuita e simultaneamente com o lançamento japonês.

A série de manga tem tido bastante popularidade no Japão, quer digital, quer fisicamente. O 3.º e 4.º livros constam da lista dos top 30 de livros de manga mais vendidos em 2020. Quer o 5.º, quer o 6.º livro, foram o livro de manga mais vendido na semana do seu lançamento. O 6.º livro recebeu, inclusivamente, uma tiragem inicial de 1 milhão de exemplares, um inédito para uma série da Shonen Jump+. Entre o digital e físico, em novembro de 2021, a série acumulou 12,5 milhões de exemplares em circulação.

Esta série foi premiada em 2019 com o Prémio Next Manga na categoria de webmanga e em 2020 venceu o Grande Prémio dos 4.º Prémios de BD Tsutaya.

Entretanto, foi anunciada uma série de animação japonesa baseada nesta banda desenhada, que estreará em 2022. Encontra-se a ser produzida pela Wit Studio e a CloverWorks, competindo a realização a Kazuhiro Furuhashi, com o design dos personagens por Kazuaki Shimada e música de [K]NoW_NAME.

Quanto a este primeiro volume, compila os primeiros 5 capítulos da série, tendo o tankobon sido originalmente publicado no Japão em 4 de julho de 2019.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Numa missão em que tem que se infiltrar numa escola particular, Crepúsculo precisa de uma esposa e de um filho. O que ele desconhece, é que a esposa que escolheu é uma assassina e a criança que adotou é uma telepata!
SpyXFamily é um shonen (manga para jovens a partir de 8 anos) e começou a ser serializado na aplicação e website da Shonen Jump+, em março de 2019. Atualmente tem 8 volumes publicados no Japão. Em 2019, a série ficou em primeiro lugar na categoria web manga dos Prémios Next Manga. Este ano, a versão inglesa foi nomeada para os Prémios Harvey, na categoria de Melhor Manga. Até à data, foram vendidos mais de 12,5 milhões de livros em versão impressa e digital. O anime está previsto para 2022.

Tatsuya Endo (n. 23 de julho de 1980), iniciou a sua carreira como assistente nas séries Blue Exorcist e Fire Punch. Teve como mentores os artistas Yasuhiro Kano e Yoshiyuki Nishi. A sua primeira BD publicada foi Seibu Yuugi (西部遊戯), em Jump Next! (Shueisha, 2000). Após 3 one-shots publicados na revista Weekly Shonen Jump (Shueisha, 2000-2004) e ter ilustrado um one-shot escrito por Tomohito Ohsaki para a revista Jump the Revolution! (Shueisha, 2006), é publicada a sua primeira série TISTA (ティスタ) na revista Jump SQ (Shueisha, 2007-2008). Segue-se a compilação de histórias curtas Shihou Yuugi (四方遊戯 遠藤達哉短編集) em 2008. A série Gekka Bijin (月華美刃) é publicada na revista Jump SQ (Shueisha, 2010-2012). Entre 2014 e 2017, publica 3 one-shots na revista Jump SQ. Em 2019, é iniciada online a série Spy × Family na Shonen Jump+.

Spy x Family 1
Tatsuya Endo
Editora: Devir
Encadernação: capa mole
Páginas: 216, preto e branco
Dimensões: 19 x 12,6 cm
ISBN: 9789895595167
PVP: 9,99€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.