Por Albert Algoud.

Após Os Banquetes de Astérix por Thibaud Villanova, a ASA continua a apostar na edição de livros relacionados com personagens da banda desenhada que edita. Desta feita, a escolha recaiu na publicação do Dicionário Ilustrado dos Insultos do Capitão Haddock, escrito pelo francês Albert Algoud.

Publicado originalmente em 1991 pela Casterman com a capa idêntica à da presente edição portuguesa, o livro tem tido direito a diversas edições posteriores pela editora. As ilustrações são retiradas da série de BD Tintin, pelo que a sua autoria é do próprio Hergé.

A edição é vendida com um pequeno papel avulso no seu interior, onde consta a errata desta primeira impressão da obra, referindo-se a um único erro constante do prefácio do autor.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Haddock, como Aquiles, deve a imortalidade aos seus arrebatamentos excessivos. Ainda mais do que os seus feitos ilustres, é a contundência épica da sua linguagem que o torna o mais popular dos heróis desta mitologia do século XX que são as aventuras de Tintin. Guardião da linguagem, Haddock repõe em circulação, de forma inesperada, termos antigos ou inusitados… Rompendo com todos os estereótipos do insulto, essas palavras, violentamente iluminadas por clarões de raiva, assaltam as nossas imaginações, inscrevem-se na memória dos homens. Algumas tornaram-se clássicas; outras continuarão a intrigar-nos por muito tempo .Que o leitor possa aqui encontrar matéria com que insultar os seus contemporâneos enquanto se instrui. E que essa dilatação dos limites da língua possa, por sua vez, ser a prova cabal da feroz fantasia do Capitão.

Dicionário Ilustrado dos Insultos do Capitão Haddock
Albert Algoud
Editora: ASA
Páginas: 96, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 150 x 231 mm
ISBN: 9789892352138
PVP: 15,90€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.