Adaptação da obra de Agatha Christie.

Hercule Poirot: Encontro com a Morte é a mais recente adaptação à banda desenhada de um romance de Agatha Christie publicado pela Arte de Autor.

O romance policial foi originalmente editado no Reino Unido em 2 de maio de 1938 pela Collins Crime Club. A autora utilizou a sua própria experiência a viajar no Oriente Médio com o seu marido, o arqueólogo Sir Max Mallowan, na construção da narrativa, a qual se passa em Jerusalém e Petra. A obra teve direito a diversas adaptações para o teatro, rádio, cinema, televisão e banda desenhada.

Quanto a esta banda desenhada, foi publicada pela editora suíça Paquet em 7 de agosto de 2019. No entanto, tem uma particularidade entre as obras da editora dedicadas a Agatha Christie. É, até ao momento, a única obra que não é um original na referida coleção.

Na verdade, trata-se de uma reedição do último número da coleção de banda desenhada dedicada à Agatha Christie, editada pela Emmanuel Proust Éditions, editora que a Paquet adquiriu em 2014. Aquela editora publicou 24 títulos na referida coleção entre 2002 e 2013, sendo Hercule Poirot: Encontro com a Morte publicado em 4 de julho de 2013. Várias das obras adaptadas constam inclusivamente da coleção da Paquet, mas tendo sido realizadas novas versões com novos autores, com exceção deste volume.

O argumentista Didier Quella-Guyot escreveu, inclusivamente, duas outras adaptações para a coleção da Emmanuel Proust Éditions. Quanto a Marek, escreveu e ilustrou 4 outras adaptações, tendo sido Hercule Poirot: Encontro com a Morte a única vez que não foi responsável também pelo argumento.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Num hotel luxuoso de Jerusálem, a Sra. Boynton é conhecida por ser uma verdadeira tirana para quem a rodeia. Quando o corpo da megera é descoberto sem vida nas ruínas históricas de Petra, todos os seus próximos se tornam potencialmente suspeitos. Conseguirá Hercule Poirot desmascarar o culpado?

Didier Quella-Guyot nasceu em 7 de julho de 1955 em Rochefort-sur-Mer. Dedica-se a várias atividades, como professor de letras na escola profissional, crítico literário especializado em banda desenhada e literatura infantil, diretor da colecção “La BD de case en Classe”, formador de banda desenhada desde 1990, ministrador de cursos para professores. Ele também é argumentista e organizador de exposições de banda desenhada e autor de inúmeros romances e artigos biográficos.

Marek, através das associações desportivas, entrou para a ilustração e depois para a banda desenhada. Colaborou com alguns jornais, incluindo Ouest France, Normandie Junior, Meuriad… Antes de se juntar à EP Média para Match Décisif. Ele fez a ilustração de Encontro com a morte com morte, com argumento de de Didier Quella-Guyot, um dos romances mais famosos de Agatha Christie.

Hercule Poirot: Encontro com a Morte
Didier Quella-Guyot, Marek
Editora: Arte de Autor
Páginas: 64, cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 285 x 210 mm
ISBN: 978-989-53114-9-1
PVP: 16,50€


SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.