BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

David Cerqueira

Nascimento: 25 de abril de 1973
Naturalidade: França
Pseudónimo: David Barkmann

Este lusodescendente, filho de mãe francesa e pai português, nasceu no norte da França. Após o bacharelato, em 1992, experimentou o fanzinato com a criação de uma associação de jovens autores, a BDK.

Em 1997, radicado em Angoulême, onde frequentou o Atelier Sanzot d’Angoulême, este autodidata assinou a sua primeira série, L’ombre de l’échafaud, com argumento de Jean-Luc Masbou (Delcourt, 2001-2007; 3 volumes). Seguiu-se Wyrd, com argumento de Jean-Philippe Grislain (Panini, 2005), e a adaptação do romance de Charles Dickens Oliver Twist, com argumento de Philippe Chanoinat, publicado em 2010 pela Glénat na série Les Incontournables de la littérature en BD (em colaboração com as Éditions Adonis, responsável pela série Romans de Toujours, a génese desse projeto).

Paralelamente, trabalhou em vários projetos de comics (como Hard8, Hellevator, Messae, The surreal adventures of Edgar Allen Poo…), sob o pseudónimo de David Barkmann, com Dave Kendall, Dwight L. MacPherson ou Eric Haeger.

Entre 2009 e 2011, foi publicada a série L’Évangile selon Satan, com argumento de Antoine Maurel, uma adaptação do bestseller de Patrick Graham (Soleil; 2 volumes). Seguiu-se Minas Taurus, com argumento de Thomas Mosdi (Le Lombard, 2011-2013; 2 volumes).

Para Portugal, ilustrou a BD curta “A Casa”, escrita por André Oliveira, inicialmente publicada na revista CAIS e posteriormente compilada no livro Almanaque – Curtas de BD, editado pela Bicho Carpinteiro em 2018.

Obras publicadas em Portugal

Séries

Participação em antologias

  • Almanaque: Curtas de BD – Bicho Carpinteiro, 2018

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.