Pela Companhia das Letras.

Após a Companhia das Letras ter reeditado Balada para Sophie e Comer / Beber do duo criativo Filipe Melo e Juan Cavia, no dia 30 de novembro é distribuído no canal livreiro a reedição de Os Vampiros, uma banda desenhada ambientada na Guiné-Bissau e no Senegal durante a Guerra Colonial Portuguesa .

Relembra-se que o duo começou a trabalhar nesta obra em 2010. Uma versão da mesma foi, inclusivamente, distinguida em 2014, obtendo a terceira classificação entre as 281 candidaturas a Guiões – Festival do Roteiro da Língua Portuguesa, evento anual destinado a promover a qualidade dos guiões cinematográficos em língua portuguesa.

Quanto à banda desenhada, foi originalmente publicada em livro em maio de 2016. Mais de 5 anos volvidos, a Companhia das Letras reedita a obra, dando a oportunidade aos leitores que ainda não a leram de o poder realizar. A edição tem direito a uma nova capa e uma secção de texto sobre a Guerra Colonial, da autoria de Paulo Costa.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Uma inquietante obra gráfica sobre a Guerra Colonial de uma das duplas mais consagradas da Banda Desenhada em Portugal. Neste livro, Filipe Melo e Juan Cavia – a dupla multipremiada por Balada para Sophie ou Comer / Beber – entrega-se a um tema controverso: a guerra colonial portuguesa. Em 1972, na Guiné-Bissau, um grupo de comandos portugueses avança no mato com a missão de localizar uma base secreta no Senegal. Pelo caminho, à medida que vão perdendo os alicerces da sua própria humanidade, estes soldados enfrentam uma ameaça muito pior do que poderiam imaginar.

Filipe Melo é músico, realizador de cinema e autor de banda desenhada. Desenvolveu desde cedo uma paixão pelo piano e pela improvisação. Estudou no Hot Clube de Portugal e, mais tarde, no Berklee College of Music, em Boston. Depois de muitos anos como pianista, tornou-se também compositor e orquestrador. Atualmente, ensina na Escola Superior de Música, em Lisboa. Na área do cinema, foi o criador de vários projetos de culto: I’ll See You in My Dreams, curta-metragem vencedora do Fantasporto, Um Mundo Catita e Sleepwalk, curta vencedora do Prémio Sophia da Academia Portuguesa de Cinema. Nos EUA, escreve para a lendária antologia Dark Horse Presents, ao lado de nomes como Frank Miller e Mike Mignola. Em 2019, recebeu o troféu de honra do festival Amadora BD. Colabora com Juan Cavia há mais de uma década, tendo a dupla já vários livros publicados, em Portugal e no estrangeiro.

Juan Cavia trabalha como diretor de arte e ilustrador desde 2004. Estudou cinema e, em paralelo, desenvolveu conhecimentos de ilustração e pintura, disciplinas que treinou desde tenra idade com o seu mentor, o ilustrador argentino Carlos Pedrazzini. Aos 21 anos, iniciou uma carreira como diretor de arte. Desde então, fez publicidade, TV, videoclipes, teatro e nove longas-metragens, entre as quais se destaca O Segredo dos Seus Olhos, de J. Campanella (vencedor do Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, em 2010). Colabora com Filipe Melo há mais de uma década, tendo a dupla já vários livros publicados, em Portugal e no estrangeiro.

Os Vampiros
Filipe Melo & Juan Cavia
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 248, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 24 x 17 cm
ISBN: 9789897844355
PVP: 29,90€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.