Terceiro número da antologia Umbra.

Pouco mais de um ano após o lançamento do segundo número, é lançado em dezembro o terceiro número de Umbra, a antologia que versa universos e géneros tais como os da ficção científica, distopias futuristas ou ficção weird, podendo ainda cruzar-se com o policial e a fantasia.

O alinhamento deste número foi ligeiramente reconfigurado, apresentando 4 bandas desenhadas da autoria de Simon Roy, Pedro Vieira de Moura, Bárbara Lopes, Ricardo Baptista, David Soares e Filipe Abranches, contando a edição com a capa de João Maio Pinto, inspirada na BD do duo Soares e Abranches.

O lançamento tem lugar no dia 10 de dezembro na Kingpin, entre as 17h30 e 20h00, com direito a uma sessão de apresentação e autógrafos de alguns dos autores.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

A UMBRA #3 é desta. Depois de atrasos e acidentes a edição reconfigurou-se e aqui está com os autores Simon Roy, Pedro Vieira de Moura, Bárbara Lopes, Ricardo Baptista, David Soares e Filipe Abranches. Junta-se a nós o ilustrador João Maio Pinto que nos traz a capa fantástica com que nos iremos forrar.

David Soares e Filipe Abranches, “Intenções Comestíveis; ou Nova Tábua de Cebes” – 32 páginas
Um cataclismo enigmático fez desaparecer as montanhas e impede a construção de estruturas elevadas. Um multimilionário obcecado pela esperança de encontrar a última montanha existente poderá ser a testemunha dos últimos dias de um mundo moribundo e unidimensional. Pesadelo surreal ou retrato da actualidade?

Pedro Moura e Ricardo Baptista, “Weep me not dead” – 20 páginas
A herança do Iluminismo é a razão. A civilização europeia, industrial e capitalista crê piamente no sempiterno progresso, cada vez mais justo e equilibrado. Organizar a sociedade e a vida de acordo com tal princípio levará seguramente a uma melhor realização do potencial social e moral humano. À felicidade, mesmo. Certo? Certo?

Bárbara Lopes, “Tens a certeza?” – 32 páginas
Após a longa viagem, aguarda-te um grande banquete e, do outro lado da mesa, um vulto estranho. Ele sabe tudo – foi por isso que vieste. Afinal, o que pesa mais? A dúvida ou a verdade? Se pudesses ter a resposta a qualquer questão, ias arriscar saber?

Simon Roy, “Naufragado com Dan, o gorila” – 25 páginas
Um náufrago e um gorila falante estão presos numa ilha. Mas há amizade, entretenimento, surpresas. Quem abdicaria disso? Simon Roy interroga a elasticidade dessas relações. O que é mais importante para o demonstrar: estreitar laços ou aceitar vontades diferentes?

Umbra #3
Bárbara Lopes, David Soares, Filipe Abranches, Pedro Moura, Ricardo Baptista, Simon Roy
Editora: Umbra
Páginas: 112, preto e branco
Encadernação: capa mole com badanas
Dimensões: 19 x 27 cm
ISBN: 978-989-54572-4-3
PVP: 12,50€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.