Humor em tempos de pandemia.

O dia 10 do último mês de 2021 brinda os leitores com o regresso da edição de um livro assinado a solo por Nuno Saraiva. Diário de uma Pandemia em Risco compila um conjunto de cartoons do autor, que foi divulgando nas redes sociais, sobre a pandemia de COVID-19, estando a publicação a cargo da Pim! Edições, uma chancela da Ponto de Fuga. Dos 3000 exemplares, 2750 serão distribuído com o jornal Público.

Ao longo do mês, vão ocorrer diversos eventos relacionados com o lançamento da obra. No dia 9 (quinta-feira), às 17h30, o livro será apresentado na Comic Con Portugal 2021, na véspera de ser distribuído nos pontos de venda de periódicos.

No dia 11, entre as 16h00 e 20h00, é inaugurada a exposição homónima na Chasing Rabbits – Record Store, sita em Campo de Ourique. Esta mostra reúne uma seleção de cartoons em formato poster e prints numerados e assinados, bem como uma sessão de autógrafos durante a inauguração. Nos restantes dias pode ser visitada entre 4.ª feira e sábado, entre as 12h30 e 20h00.

Por ocasião do Ilustríssimo – Mercado de Ilustração, que decorre em Coimbra nos dias 18 e 19 deste mês na Galeria do Exploratório do Centro Ciência Viva de Coimbra, em Santa Clara, a obra terá também direito a uma apresentação. Neste evento, para além de Nuno Saraiva, estarão também presentes Ana Biscaia, Anabela Dias, André Caetano, André Oliveira, Catarina Vieira, Henrique e Duarte Gandum, Joana Afonso, Miguel Jorge, Paulo Monteiro, Raquel Costa, Ricardo Baptista, Ricardo Ladeira e Susa Monteiro.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Nas crises, procuramos respostas, às cegas as exigimos, e os ilusionistas oferecem-nas. E não serão os cartunistas aqueles chatos que, em palco, se levantam para questionar o truque do ilusionista? Pois aqui este chato resolveu desenhar um cartune por dia e, ainda que mais espaçadamente do que o planeado, acabou por percorrer um ano inteiro, entre confinamentos, quarentenas, desconfinamentos e, sobretudo, desconfiamentos.

Nuno Saraiva nasceu em 1969, na Mouraria de Lisboa. Colaborou como ilustrador editorial com, praticamente, toda a imprensa portuguesa, com especial destaque para o Expresso, o Observador, o Público e a Time Out. Está publicado pela Esfera dos Livros, com a versão grega da Patakis Publications, pela Abysmo e pela Bertrand. É professor de Banda Desenhada e de Cartoon Político no Ar.Co. e desenhou várias Festas de Lisboa que animaram arraiais desde 2014.  Participa na coleção Sardinha by Bordallo (Fábrica de Faiança Bordallo Pinheiro) com a sua Sardinha do Golaço, comemorativa do feito campeão da nossa seleção no Euro 2016. O seu livro “Tudo isto é Fado!” (Museu do Fado), foi galardoado com o prémio “Melhor livro de BD 2016” (FIBDA). Venceu recentemente o concurso a Bolsas de Criação Literária 2017 (na modalidade BD – 6 Meses), por despacho do Ministro da Cultura e homologado pelo Diretor-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas. É ainda o ilustrador não oficial de vários murais de Lisboa.  Ilustrou o livro “Aníbal Milhais. O Herói chamado Milhões”, com texto de José Jorge Letria, da coleção Grandes Vidas Portuguesas, uma coedição Pato Lógico/Imprensa Nacional.

Diário de uma Quarentena em Risco
Nuno Saraiva
Editora: Pim! Edições
Páginas: 240, a cores
Encadernação: capa mole
Dimensões: 21 x 14,8 cm
ISBN: 9789898881397
PVP: 12,90€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.