A reportagem.

O Bandas Desenhadas esteve presente na Conferência de Imprensa da Comic Con Portugal 2021, que teve lugar no cinema São Jorge, em Lisboa, no passado dia 7 de Dezembro.

A apresentação contou com a presença de Paulo Rocha Cardoso (Diretor-Geral da Comic Con Portugal), o Dr. Ricardo Oliveira (Responsável da Área da Saúde) e o ilustrador Juan Cavia.

A organização começou por referir que nesta sétima edição se iria estrear um novo conceito híbrido, ou seja, um evento indoor e outdoor, com actividades que decorrerão dentro do Altice Arena e actividades no exterior na sua zona circundante. O evento terá limite de lotação nas suas actividades, quer sejam no espaço indoor, quer seja no espaço outdoor, sendo sempre contabilizadas as pessoas no acesso aos mesmos. “Em outdoor o máximo da lotação do espaço são 40 mil pessoas, mas indoor teremos uma lotação eficaz. Nunca estarão esses visitantes on time, ao permitirmos às pessoas que entrem e saiam do recinto em qualquer altura”, realçou o Diretor-Geral Paulo Rocha Cardoso.

Na voz do Dr. Ricardo Oliveira (Responsável da Área da Saúde), ficámos a saber que foram tomadas todas as providências ao nível de espaços, como distanciamento entre as várias actividades e corredores mais largos, para existir uma maior sensação de segurança e conforto para visitantes do evento. Como já é de conhecimento público, desde o passado dia 1 de Dezembro, para eventos com estas características, as medidas e diretrizes do Governo e da Direcção-Geral da Saúde são apresentação de certificado de vacinação e teste negativo.

A organização estabeleceu uma parceria com a Unilabs, de forma a ter um centro de testagem no local. No entanto, Paulo Rocha Cardoso alertou que, apesar de o evento ter um centro de testagem, os participantes deverão chegar já na posse de um teste, para não criar aglomerações.

A apresentação não contou com nenhuma confirmação de mais convidados dos que são já conhecidos. A organização explicou que com a situação actual que vivemos é mais difícil e complexo conseguir confirmações, mas que até à abertura do evento e mesmo com o decorrer do mesmo poderão surgir novidades.

O ilustrador Juan Cavia, que além de ser um dos principais convidados na área de Banda Desenhada no evento, foi também o responsável pela criação do poster oficial da Comic Con, esteve presente na apresentação para explicar o conceito e ideias por detrás do mesmo e da forma como evento pretende passar a mensagem de uma nova esperança (New Hope).

A organização informou o Bandas Desenhadas que este ano não haverá atribuição dos Galardões BD Comic Con Portugal, mas que será uma situação que irá ser analisada, podendo os mesmos regressar no próximo ano, ainda que noutros moldes.

SOBRE O AUTOR |

Rodrigo Ramos
Rodrigo RamosAdministrador
É administrador do site. Licenciado em Informática, agrega no Bandas Desenhadas dois mundos que adora - a web e a banda desenhada.