Os 12 números da série da Image.

Family Tree é uma série de banda desenhada, escrita por Jeff Lemire e desenhada por Phil Hester. Foi originalmente editada pela norte-americana Image, ao longo de 12 revistas, entre 13 de novembro de 2019 e 2 de junho de 2021. Entretanto, nos EUA, aquela editora reuniu a série em 3 trade paperbacks, cada qual compilando 4 números da série.

A edição portuguesa, a cargo da G. Floy, editora que tem apostado muito na publicação das obras de Lemire, compila integralmente a série num único volume em capa dura.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Quando a pequena Meg começa a transformar-se numa árvore, a sua mãe solteira, o irmão problemático e o avô supostamente louco embarcam numa bizarra e comovente viagem pela América, numa busca desesperada por uma forma de travar a transformação antes que ela perca de vez a sua humanidade. Entretanto, os heróis são perseguidos por seitas sinistras e mercenários mortíferos que querem usar a transformação de Meg para os seus objectivos malignos. Quando, durante a luta, se descobre que não é apenas a menina que está deformada, mas possivelmente o mundo inteiro, os laços aparentemente fortes desta família são submetidos à sua maior prova…
O premiado autor Jeff Lemire (Gideon Falls, Descender, Sweet Tooth) e o ilustrador Phil Hester (Green Arrow, Swamp Thing, Wonder Woman) descobrem juntos a derradeira árvore genealógica, num relato épico sobre o quão longe uma mãe está disposta a ir para manter as suas crianças a salvo num mundo em extinção e perante horrores indizíveis saídos de um filme de David Cronenberg.

A título de curiosidade, relembre-se que a série Family Tree foi uma das séries de comics abordada na série de BD A Vida aos Quadradinhos, da autoria dos portugueses Rafael Marques e Katiurna e publicada no site Bandas Desenhadas, podendo esse episódio em concreto ser lido aqui.

Jeff Lemire é um autor best-seller do New York Times, que construiu uma carreira como argumentista e ilustrador de bandas desenhadas como Essex CountyThe Underwater WelderSweet Tooth, Trillium, Roughneck e Descender / Ascender, bem como um dos populares argumentistas de comics das grandes editoras americanas, como Extraordinary X-MenGreen ArrowAnimal Man ou Hawkeye, para a Marvel e DC Comics. Jeff Lemire ganhou em 2008 e 2013 o Shuster Award for Best Canadian Cartoonist, que premeia o melhor artista de BD canadiano. Recebeu também o Doug Wright Award for Best Emerging Talent e o Alex Award, atribuído pela American Library Association, que reconhece os melhores livros para adultos que apelem também a adolescentes. Venceu por duas vezes o prémio Eisner para Melhor Nova Série, em 2017 com a sua série de super-heróis Black Hammer e, em 2019, com a série de terror Gideon Falls. Em 2010, a BD Essex County foi a primeira banda desenhada a ser incluída no concurso Canada Reads, e chegou ao top cinco, vencendo a Escolha do Público dos Romances Canadianos Essenciais da Década. Uma adaptação de Sweet Tooth estreou na Netflix em 2021. Jeff Lemire vive em Toronto com a sua mulher e filho.

Phil Hester ilustrou séries tão diversas como Swamp Thing, Brave New World, Ultimate Marvel Team-Up, The Crow: Waking Nightmares, Aliens: Purge, Superman e Green Arrow. Foi nomeado para um Eisner Award em 1997 na categoria de Melhor Nova Série, com The Wretch. A sua fase em Green Arrow com o argumentista Kevin Smith e posteriormente com Judd Winick, foi igualmente muito apreciada pelos fãs.

Family Tree
Jeff Lemire & Phil Hester
Editora: G. Floy
Páginas: 292, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 28 x 19 cm
ISBN: 978-83-66589-58-2
PVP: 32,00€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.