De Elisabete Jacinto e Ana Freitas.

O Segredo de Dakar marca o regresso de Elisabete Jacinto à banda desenhada. Para os pouco familiarizados com a autora, podemos dividir o seu percurso em duas grandes áreas. Por um lado, como professora de geografia, é autora de alguns manuais escolares. Por outro lado, a sua experiência no mundo dos ralis a conduzir motos e camiões já a levou a escrever diversos livros. Os primeiros dois foram em banda desenhada, intitulando-se Os Portugas no Dakar volume 1 (2003) e 2 (2007), ilustrados por Luís Pinto-Coelho e editados pela Plátano.

Seguiram-se mais 3 livros, o juvenil Irina no Master Rali, ilustrado por Jo Bonito (2010), 100 Imagens: Elisabete Jacinto, 10 Anos num Camião (2012) e 100 Imagens: Algumas Histórias (2019), estes dois últimos com fotografias de Jorge Cunha .

Ilustrada por Ana Freitas, esta nova banda desenhada, O Segredo de Dakar, mais uma vez editada pela Plátano, narra a participação de Sérgio Castro e Pedro Ribeiro no rali África Eco Race em 2015, o rali criado em 2008 pela vontade de manter o espírito do Rali Dakar após o cancelamento da edição nesse ano e mudança da prova para a América do Sul. “Tratam-se de histórias verdadeiras“, explica Elisabete Jacinto. “Para as contar, tive como fio condutor a tentativa de passar aos jovens a mensagem de que é possível realizar sonhos por mais ambiciosos que sejam. Depende de cada um de nós.

No dia 9 de dezembro, pelas 19h00, na sala de conferências do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) da Universidade de Lisboa, é realizada a apresentação do livro, sendo o mesmo transmitido em direto pelo facebook e youtube da Plátano Editora e do IGOT.

Refira-se ainda que ao adquirir este livro, o leitor contribui com 1,00€ para a associação sem fins lucrativos Race For Good, fundada por André Villas-Boas.

Após a leitura do livro, existe ainda um videojogo, disponível aqui, onde o jogador conduz uma moto pelas dunas num rali todo-o-terreno. À medida que viaja, descobrirá imagens e vídeos reais da participação do Sérgio e do Pedro nesta desafiante corrida. E para responder acertadamente aos desafios, terá de conhecer a história que viveram.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

O Segredo de Dakar relata as aventuras de um rapaz que quis perceber se poderia ser um super-herói. Para isso, participa de moto no rali Africa Eco Race, uma das maiores maratonas de todo o terreno da atualidade, e parte em busca da descoberta dos seus eventuais superpoderes. Supostamente, só se descobrirá quando chegar a Dakar e concluir o rali. Aí percebe que os seus superpoderes são reais e que estão ao alcance de qualquer um, pois dependem, apenas, da sua vontade. O Segredo de Dakar é a história verdadeira de quem busca dentro de si a força da superação e a definição dos limites pessoais. É dirigida ao público juvenil e a todos os apaixonados pelo desporto motorizado. Sérgio Castro e Pedro Ribeiro são os heróis desta aventura. Foram os primeiros portugueses a participar de moto no Rali Africa Eco Race, em janeiro de 2015.

Elisabete Jacinto começou por ser professora de Geografia mas acabou por se tornar piloto de todo-o-terreno, com carreira internacional em moto e camião.
Participou em muitos ralis onde viveu muitas aventuras e momentos de verdadeira superação. Foi daí que nasceu a vontade de partilhar com os outros as suas histórias.
Escreveu por isso, em Banda Desenhada, “Os Portugas no Dakar” e agora “O Segredo de Dakar” onde conta as histórias verdadeiras dos pilotos que participaram em moto no Rali Dakar e no África Eco Race. Estas histórias pretendem ser uma fonte de inspiração para todos os que gostam de desafios.

Ana Freitas

Frequentou o curso de Sociologia do Trabalho no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa.
É ilustradora, com mais de vinte anos de experiência em desenho artístico. A sua experiência conta com storyboarding, ilustração e animação.
Atualmente trabalha como artista na indústria de jogos mobile e mantém um conjunto de trabalhos como freelancer. Foi assim que nasceu a parceria com Elisabete Jacinto para a elaboração de “O Segredo de Dakar”.

O Segredo de Dakar
Elisabete Jacinto & Ana Freitas
Editora: Plátano
Páginas: 48, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 30 x 21 cm
ISBN: 978-989-760-349-5
PVP: 19,90€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.