Marjane Satrapi

Marjane Satrapi

BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

Marjane Satrapi

Nascimento: 22 de novembro de 1969
Naturalidade: Rasht, Irão
Nacionalidade: Iraniana e Francesa

Marjane Satrapi nasceu no Irão, filha de uma família de uma camada ocidentalizada da sociedade iraniana. Teve uma educação que combinou a tradição da cultura persa com valores ocidentais e de esquerda. Os pais, politicamente ativos, eram contrários à monarquia do Xá, pela crescente repressão das liberdades civis e as consequências da política iraniana na vida dos cidadãos. Em 1973, o Irão passou a ser governado pelos fundamentalistas muçulmanos. Preocupados com o futuro da filha, em 1983 Marjane foi viver para Viena, na Áustria. Mais tarde, regressou ao Irão, onde estudou comunicação visual, obtendo um mestrado na Universidade Islâmica Azad. Mudou-se posteriormente para a França.

A carreira de Marjane Satrapi na banda desenhada foi meteórica. Influenciada pelos seus colegas do Atelier des Voges e a leitura de Maus de Art Spiegelman, publicou os 4 tomos da sua autobiografia Persépolis entre 2000 e 2003, obtendo um grande sucesso crítico e comercial. Nessa sua primeira obra, narra acontecimentos desde a sua infância em Teerão e a revolução islâmica ao início da sua vida adulta na Europa.

Da sua parca obra em BD, distinguem-se mais dois livros. Bordados, em 2003, teve direito a ser nomeado para a categoria de melhor álbum no Festival de Angoulême 2004, mas foi na Suécia que foi galardoado com o Prémio Urhunden 2007 para o melhor álbum estrangeiro. O prémio de melhor álbum em Angoulême chegou com o álbum seguinte, Frango Com Ameixas, editado originalmente em 2004.

Desde 2005, abandonou a produção de banda desenhada, tendo-se dedicado à realização. Os seus primeiros dois filmes foram, inclusivamente, adaptações de Persépolis (2007) e Frango com Ameixas (2011). Até ao momento, realizou três outras longa-metragens – La Bande des Jotas (2012), com um guião original da sua autoria; As Vozes (2014); e Radioativo (2019), baseado na banda desenhada Radioactive: Marie & Pierre Curie, A Tale of Love and Fallout da norte-americana Lauren Redniss.

Obras publicadas em Portugal

One-shots

Séries

  • Persépolis

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

Deixa um comentário