De Leonardo Cruz e Natacha Costa Pereira.

Desde março de 2020 que a tira cómica Quarentoons, da autoria de Leonardo Cruz e Natacha Costa Pereira, foi publicada nas redes sociais com periodicidade diária até maio de 2021. Tal como o nome indica, tem como temática a pandemia de COVID-19. Com o título Quarentoons: Uma Agenda de um Ano que já Passou, a editora Escafandro compila a mesma em livro, com um total de mais de 400 tiras publicadas ao longo dos 15 meses supramencionados.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

O livro Quarentoons compila 15 meses de tiras humorísticas publicadas em plena pandemia nas redes sociais durante os anos de 2020 e 2021. De acordo com os autores, “Quarentoons é hoje considerado, de forma quase unânime em casa dos autores, a melhor das curas para a Covid-19. Apenas antecedido pelas vacinas. E pelo vinho. E o distanciamento social, claro. Higienização das mãos se calhar também está antes… Este livro permite ao consumidor adquirir uma agenda de um ano já passado, uma tendência disruptiva no mercado editorial, numa lógica de economia circular e reaproveitamento das datas.”

Os leitores interessados, podem adquirir a obra no site da editora, tendo também a possibilidade de o realizar no dia da apresentação da obra, no próximo sábado, dia 18 de dezembro, às 18h00, no café Ala Sul, em Alcobaça.

Leonardo Cruz nasceu em Alcobaça, em 1980. Licenciou-se em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade Técnica de Lisboa (2002) e Pós-Graduou-se em Artes da Escrita pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (2021). É bancário, gestor de clientes empresariais e amante de música, humor, literatura e viagens. Fundou em 2020, com dois amigos, o projeto “Música da Casa”, plataforma online de concertos de música, que tinha como objetivo proporcionar a músicos e fãs concertos pagos durante a Pandemia. Um dos seus passatempos favoritos é trocar piadas e fazer trocadilhos com Natacha Costa Pereira. Quando o país lhe pediu para ficar em casa por um bem maior, foi dos primeiros a fazer continência perante a bandeira antes de, corajosa e abnegadamente, oferecer o corpo ao sofá. 

Natacha Costa Pereira nasceu em Alcobaça, em 1973. Licenciou-se em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e realizou o Mestrado em Artes Plásticas na ESAD. CR (Escola Superior de Artes e Design – Politécnico de Leiria, sita nas Caldas da Rainha), concluído em 2021. É diretora artística da companhia de teatro de marionetas, S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos (de Alcobaça), onde exerce funções de encenadora, marionetista, construtora e cenógrafa. Foi Coautora de mais de 20 produções originais e premiada em diversos festivais internacionais de marionetas. Tem várias formações profissionais na área das marionetas, com Bernd Ogrodnik (Islândia), Natacha Belova (Rússia), Heather Henson (EUA) e Clive Chandler (Inglaterra), entre outros. É também diretora artística do festival Marionetas na Cidade, de Alcobaça. Em 2020, publicou A incrível vida (depois da morte) de D. Inês de Castro e sua pomba Pimba -Volume II, compilação 2017/2020 do cartoon semanal que faz até hoje no jornal Região de Cister de Alcobaça, tendo publicado em 2017 o Volume I, compilação 2015/2017. Em 2016, ilustrou o Bestiário Tradicional Português (Edições Escafandro), com texto e pesquisa de Nuno Matos Valente.

Quarentoons: Uma Agenda de um Ano que Já Passou
Leonardo Cruz & Natacha Costa Pereira
Editora: Escafandro
Páginas: 152, a cores
Encadernação: capa mole
Dimensões: 210×290 mm
ISBN: 9789899966987
PVP: 25,00€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.