Dias 18 e 19 de dezembro, em Coimbra.

Durante o fim de semana de 18 e 19 de dezembro, decorre o Ilustríssimo – Mercado de Ilustração na Galeria do Exploratório do Centro Ciência Viva de Coimbra, em Santa Clara, organizado por André Caetano e três livrarias da cidade dedicadas à ilustração (Bruaá / Livraria do Convento, Dr. Kartoon e Faz de Conto).

Entre os autores confirmados neste momento, encontram-se Ana Biscaia, Anabela Dias, André Caetano, André Oliveira, Catarina Vieira, Cátia Vide, Constança Duarte, Filipe Abranches, Henrique e Duarte Gandum, Joana Afonso, Luís Simões, Nuno Saraiva, Raquel Costa, Ricardo Baptista e Ricardo Ladeira, havendo, deste modo, uma grande presença de autores de banda desenhada e do livro ilustrado.

Os visitantes podem contar com um mercado e uma mostra, onde terão contacto próximo com os autores e os livreiros, num ambiente acolhedor e rodeado de Natureza, no Parque Verde do Mondego.

O mercado Ilustríssimo tem por objetivo reunir artistas e dar a conhecer o seu trabalho a apreciadores do género e público em geral, que poderá adquirir os seus livros, zines, prints e outros artigos relacionados com ilustração. O evento tem como ponto principal de ligação o livro, por isso os curadores privilegiaram ilustradores que tenham livros, seus ou ilustrados para outros autores.

Várias atividades preenchem os dois dias, como sessões de histórias de manhã, apresentações de livros à tarde, oficinas de ciência e ilustração para famílias orientadas por André Caetano em conjunto com o Exploratório e sessões de autógrafos ao longo do dia.

André Caetano refere que este evento é “uma oportunidade de contribuir para que os ilustradores tenham o palco principal num evento dedicado aos livros, em Coimbra.

Sofia Correia, livreira fundadora da Faz de Conto Livraria e um dos elementos da organização do Ilustríssimo, acredita que este mercado é uma excelente oportunidade para conversar com autores, editores e livreiros, e conhecer melhor o processo de criação de um livro. “O Ilustríssimo veio criar o ambiente informal que se quer para aproximar os leitores dos autores, promovendo a leitura e cimentando a comunidade leitora de Coimbra e arredores.

A entrada é gratuita.

Horário

Dias 18 e 19 de dezembro: 10h00 – 19h00.

SOBRE O AUTOR |

BD +
BD +
Artigos realizados por colaboradores do Bandas Desenhadas.