17 a 19 de dezembro.
MAL é um mercado aberto de livros, com primeira edição nos dias 17, 18 e 19 de Dezembro de 2021 na P.R.A.Ç.A. / Dona Ajuda (antigo Mercado do Rato), em Lisboa.
Entre as chancelas já confirmadas, encontram-se a Umbra, Ponto de Fuga, Tigre de Papel, Midori, Sendai, Orfeu Negro, Quarte de Jade, Chili Com Carne, Erva Daninha, Massacre, Xerefé, Bestiário, Douda Correria, Opuntia, Antumbra, A Batalha, Maldoror, &etc, Letra Livre, BCF, Vendaval, Língua Morta, Momo, Hiena, Fenda, Antígona, Divergência, Tribaruna, Velha Lenda, Verbi Gratia, Ludovitae, Saguão, Barco Bêbado, Viúva Frenesi, Falas Afrikanas, José Oliveira, Triciclo, Antítese, Fauve&Rouge, Dois Dias, Não, Destrauss, Livros de Bordo, Baduga, Contracapa, Boca, Barricada de Livros, Dois Pontos, Como Quem Diz, Céus Senhora, Vs, Clube dos Tipos, Freud & Companhia, Museu da Paisagem, Edita_X, Snob, Artistas Unidos, Caixa Alta, Nervosa, Bambual, Canto Redondo, Kotter, Jornal do Fundão, The Stone and the Plot, Averno e Alambique, entre outras que a organização ainda não divulgou neste momento.
Ressalve-se que, entre as chancelas presentes no evento, são várias as dedicadas exclusiva ou parcialmente à banda desenhada.
Eis a informação da organização:
Nos baldios deixados ao abandono pelos grupos editoriais hegemónicos nasceram algumas editoras que aí instalam os seus enxovais e produzem livros com propostas diferentes — no conteúdo, no grafismo, nos meios de produção, na distribuição, no discurso e nas práticas. O MAL pretende tão só cultivar um espaço de respiração para o que ainda sobrevive no terreno devastado pela monocultura intensiva do livro. Em contramão à uniformização operada pelos cartéis editoriais, que produzem objectos-livro cada vez mais indistintos entre si, estas editoras que se apresentam no MAL ocuparam o espaço destinado à invenção e ao risco, revelando que é possível editar livros que ainda se esquivam a partilhar prateleiras com blocos de notas, porta-chaves de cortiça, sardinhas de faiança e peluches do Camões. Da poesia à prosa, da banda desenhada ao ensaio, da fotografia à ilustração, com hibridismos pelo meio, tudo isto mal cabe no MAL.
Informações úteis
Local: R. Alexandre Herculano, 54 – Lisboa
Horário: sexta e sábado: 11h – 20h | domingo: 11h – 18h
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.