BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

A Velha Guarda

Título original: The Old Guard
Argumento: Greg Rucka et al.
Desenho: Leandro Fernández et al.
Datas de publicação: 22 de fevereiro de 2017 – Presente
Edição original: Image
País: EUA

A Velha Guarda não é publicada nos EUA propriamente como uma série mas sim sob o formato de minisséries. A primeira minissérie de 5 números, com periodicidade mensal, apresentou aos leitores Andy, Nicky, Joe, Booker e Nile, duas mulheres e três homens que não podem morrer… A maioria das vezes. Estes soldados combateram em quase todos os conflitos da história e, durante séculos, mantiveram a sua existência secreta, sempre em movimento, de missão em missão. Na primeira minissérie, Rucka e Fernández mostram o que acontece quando este segredo é revelado…

No dia 19 de dezembro de 2019, a Image começou a publicar mensalmente uma segunda minissérie, subintitulada Force Multiplied. No entanto, o quinto e último número dessa minissérie só foi publicado a 15 de julho, cinco dias depois de estrear a adaptação da banda desenhada na Netflix, sob o formato de longa-metragem, com realização de Gina Prince-Bythewood (principalmente conhecida pelo filme A Vida Secreta das Abelhas, mas que já tinha no seu currículo a realização do 1.º episódio da série televisiva baseada nos personagens da Marvel Cloak & Dagger).

No dia 21 de abril de 2021, a Image estreou a sua terceira minissérie, subintitulada Tales Through Time. Com 6 números, distingue-se das anteriores por se tratar, na realidade, de uma antologia de diferentes estórias, na qual, para além de duas BD da autoria dos criadores da série, as restantes dez BD são realizadas por diferentes autores, com nomes como Brian Michael Bendis, Kelly Sue DeConnick, Matt Fraction, Jason Aaron, Horacio Altuna, Justin Greenwood, Michael Avon Oeming e Rafael Albuquerque, entre muitos outros.

Publicações em Portugal

Volume: 1
Título originalOpening Fire
Números compilados: The Old Guard #1-5
Datas da publicação em revistas: 22 de fevereiro – 21 de junho de 2017
Data de publicação em TPB: 30 de agosto de 2017
Título traduzido: Abrir Fogo
Editora nacional: G. Floy
Data da edição nacional: 2020
Sinopse e antevisão: aqui

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.