Nicolas Barral

Nicolas Barral

BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

Nicolas Barral

Nascimento: 22 de dezembro de 1966
Naturalidade: Paris, França

Após o bacharelato em filosofia e matemática, Nicolas Barral estuda artes plásticas durante um ano e ingressa na escola de Angoulême. Inicia a sua carreira profissional na revista OK Podium, onde éi publicada banda desenhada da sua autoria. Devido à participação num concurso dirigido a novos talentos organizado pela Fnac em França, passa a integrar a revista de banda desenhada Fluide Glacial.

Em 1996, é publicado pela Delcourt o primeiro dos 7 volumes da série Les Ailes de Plomb, com argumento de Christophe Gibelin. Em 1999, a mesma editora publica o primeiro dos 5 álbuns de Baker Street, com argumento de Pierre Veys. A série é galardoada com um prémio atribuído pela Société Sherlock Holmes de France.

Em 2005, novamente com Veys, inicia a série As Aventuras de Philip e Francis, uma sátira às Aventuras de Blake e Mortimer de E. P. Jacobs, que é editada pela Dargaud.

Em 2007, com argumento de Tonino Benacquista, inicia a série Dieu n’a pas réponse à tout, cujo terceiro volume foi publicado pela Dargaud em 2021.

Entretanto, para a editora Dupuis, escreve os 4 volumes da série Mon pépé est un fantôme (2008-2011), desenhados por TaDuc.

Em 2013, escreve e desenha o seu primeiro álbum para a série Nestor Bruma, criada por Jacques Tardi com base nos romances de Léo Malet. Após este 8.º volume, produz ainda o 9.º (2015) e o 12.º volume (2019).

Entretanto, em 2014 e 2017, novamente com argumento de Tonino Benacquista, são publicados, respetivamente, os álbuns Les Cobayes e Le guide mondial des records pela Dargaud.

Ao Som do Fado, uma banda desenhada sobre Portugal antes do 25 de abril de 1974, teve o seu lançamento previsto pela Dargaud para junho de 2020 mas foi adiado para janeiro de 2021. Deste modo, a publicação portuguesa em novembro de 2020, antecedeu a edição francesa.

Obras publicadas em Portugal

One-shots

Séries

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

Deixa um comentário