Os resultados de 2021 e o plano para 2022.
Em 2021, a jovem editora Sendai publicou as suas primeiras publicações. O Bandas Desenhadas esteve à conversa com o editor sobre o ano de estreia e os projetos vindouros, a qual partilhamos com os nossos leitores.
O ano de 2021
A editora lançou dois títulos: Panorama do Inferno (地獄変 / Jigokuhen), da autoria de Hideshi Hino, e A Jornada de Kappa (はたらくカッパ / Hataraku Kappa), de Imiri Sakabashira. Segundo o editor, o Panorama do Inferno foi o álbum que teve melhor aceitação do público. No entanto, refere que sendo uma editora jovem, ainda agora a dar os primeiros passos, prefere aguardar um pouco até ter resultados mais concretos. Contudo, salienta “A Jornada de Kappa devia ter uma atenção especial, sendo uma manga diferente do que se costuma publicar, com uma história cativante, divertida e que proporciona uma experiência surreal durante a leitura.“
O plano editorial para 2022
A editora Sendai tem a intenção de editar quatro novas mangas durante o ano que agora se inicia. Não querendo revelar muito, o editor apenas confirma a edição de Na Prisão (刑務所の中, Keimusho no Naka), da autoria de Kazuichi Hanawa.
Editado originalmente no Japão em 1999, esta manga autobiográfica retrata o tempo que o autor passou na prisão, depois deste ter sido preso pela lei de controlo de posse de armas e espadas, em 1995. Kazuichi Hanawa conta, com intenso detalhe, como foram os seus dias no sistema prisional japonês, com toda a sua rigidez de horários, costumes e procedimentos. A história trata desde aspetos triviais, desde a poeira numa cela até à descrição das saborosas refeições.
O sucesso desta manga, projetou o nome de Kazuichi Hanawa para o mundo, tendo sido nomeado para o Prémio Cultural Osamu Tezuka (2001) e Prix du Scénario do Festival de Angoulême (2006), além da obra ter sido adaptada para cinema por Yoichi Sai, em 2002.
O editor informa que a obra estará disponível a partir de fevereiro, encontrando-se já em pré-venda no site da editora. A edição portuguesa, além da banda desenhada, conta com uma entrevista com o autor, um posfácio da autoria de Kure Tomofusa e dois glossários.
É administrador do site. Licenciado em Informática, agrega no Bandas Desenhadas dois mundos que adora – a web e a banda desenhada.