O regresso do Agente Secreto do Vaticano.

Na entrevista a Guilherme Valente, publicada no final de 2020, o editor da Gradiva revelou que os dois tomos da série O Guardião – Agente Secreto do Vaticano, da autoria de Yves Sente e François Boucq, foram os livros de banda desenhada da editora mais vendidos naquele ano. Apesar desse dado, após a série não ter prosseguido em 2021, os fãs começaram a recear que a edição desta série da Dargaud tivesse sido descontinuada no nosso país. No entanto, na entrevista realizada no início de 2022, Guilherme Valente descansou os leitores, revelando que a mesma prosseguiria em 2022.

De facto, no dia 25 de janeiro é distribuído nas livrarias Fantasmas em Porto Cervo, o terceiro volume da série, tendo a editora também já revelado que em fevereiro será publicado o quarto volume, A Persistência do Passado. Com a edição destes dois volumes, resta inédito somente o quinto volume, com mais páginas do que os restantes e que a marca o final do ciclo. Na verdade, esse quinto volume, dado a série não ter prosseguido desde 2017, marca o final da mesma até ao momento.

Quanto a Fantasmas em Porto Cervo, foi originalmente publicado em 27 de novembro de 2009, dois anos após a edição dos primeiros dois álbuns. O quarto tomo surgiria somente dois anos depois.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

«Há doze guardiões em todo o mundo, meu filho. Nem mais um. Agem sempre sozinhos e não se conhecem uns aos outros. Pedimos-te que te tornasses Trias, filho, porque o terceiro Guardião acaba de nos deixar…»
Em Davos, a poderosa organização denominada Ordem da Renovação do Templo viu gorar-se a sua tentativa de desestabilização mundial. Reagrupados a bordo de um iate ao largo de Porto Cervo, os seus líderes preparam uma resposta que poderá ser comprometida por dois pequenos grãos de areia na engrenagem: um padre demasiado curioso, e Vince, o terceiro Guardião.

Yves Sente nasceu em Bruxelas em 1964.
Com 6 anos de idade, Yves Sente descobre o álbum Tintin no Congo e, aos 11 anos, A Marca Amarela.
Em 1983, termina o curso na American High School Chicago. Em 1986, obtém o diploma em Direito e publica alguns cartoons. Foi chefe de redação das revistas Hello BDJet, Kuifje (o Tintin holandês) e diretor editorial das Éditions du Lombard.
Em 1997, sob anonimato, envia à Dargaud um argumento para a série Blake e Mortimer. Não demorou muito tempo até a identidade deste talentoso argumentista ser descoberta.
Em 2000, é publicado o 14.º álbum da série Blake e Mortimer –  A Conspiração Voronov, com argumento de Y. Sente e desenho de A. Juillard, que foi muito bem recebido pelo pelo público e pela crítica. 

François Boucq (Lille, 28 de novembro de 1955) é um autor de banda desenhada francês.
É conhecido por álbuns como A Mulher do Mágico e Boca do Diabo, com argumento de Jerome Charyn (ambos publicados pela Meribérica), bem como por séries como Face de Lua (inicialmente publicado pela Meribérica e posteriormente pela ASA) e Bouncer (editada inicialmente pela ASA e atualmente pela Arte de Autor), ambas com argumento de Alejandro Jodorowsky.
Enquanto autor a solo, foram publicados em Portugal alguns álbuns da sua série As Aventuras de Jérôme Moucherot pela Meribérica e Booktree.
Boucq é um autor multipremiado, tendo sido galardoado com importantes prémios em países como França, Bélgica, Itália e Alemanha.

Veja o vídeo para saber mais:

O Guardião vol. 3: Fantasmas em Porto Cervo
YVES SENTE, FRANÇOIS BOUCQ
Editora: Gradiva
Páginas: 56, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 23,3 x 31,3 cm
ISBN: 9789897851100
PVP: 15,00€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.