Submissões até 4 de fevereiro.

No próximo dia 4 de fevereiro termina o prazo para as submissões da 9.ª edição do concurso interno de banda desenhada da Chili Com Carne “Toma Lá 500 Paus e Faz uma BD”, o qual conta com o apoio da Tinta da China. Graças a este concurso já foram publicados oito livros: O Cuidado dos Pássaros / The Care of Birds (vencedor de 2013) de Francisco Sousa Lobo, Askar, O General de Dileydi Florez, O Subtraído à Vista de Filipe Felizardo, Acedia (vencedor de 2015) de André Coelho, Nódoa Negra (vencedor de 2018) de várias autoras, All Watched Over by Machines of Loving Grace (vencedor de 2019) de vários autores, Bottoms Up de Rodolfo Mariano (vencedor de 2020) e Hoje Não de Ana Margarida Matos (vencedora de 2021).

Eis as instruções de participação, fornecidas pela associação:

Para quem? 
Para Sócios da CCC com as quotas em dia – não é sócio? Então é clicar neste LINK.
No caso das antologias, todos os autores devem ser sócios!

O prémio é monetário? 
É, sim! 500 paus! 500 Euros! Para além de que o trabalho será publicado! E, para a próxima edição, o vencedor é convidado a fazer o cartaz e a integrar o júri!

Quem decide o vencedor?
Ana Margarida Matos (autora, vencedora de 2021), André Pereira (autor e professor de BD), Amanda Ribeiro (jornalista, P3/Público), Dois Vês (autora de BD, Vice-presidente da Direção) e Frederico Duarte (da livraria e galeria Tinta nos Nervos).
O Júri reserva-se o direito de não atribuir o prémio caso não encontre qualidade nos trabalhos propostos

Que projeto pode ser apresentado? 
– Uma BD longa de um autor ou com parceiros.
– Um livro com várias BD do mesmo autor (desde que tenham uma ligação estética ou de conteúdo).
– Uma antologia de vários autores com um tema comum (ver Nódoa Negra ou All Watched bt Machines of Loving Grace, como exemplos).

Regras de apresentação dos trabalhos
– O livro não tem limite de páginas e de formato mas porque desejamos inseri-lo nas nossas coleções já existentes – Colecção CCC, QCDA, LowCCCostTHISCOvery CCChannel – o projeto terá mais hipóteses de ganhar se for apresentado num formato das coleções.
– Preferimos o preto e branco mas a cor não está totalmente afastada!
– Envio do seguinte material:
a) texto de apresentação do(s) autor(es),
b) sinopse do projeto,
c) planeamento por fases (com datas),
d) envio, no mínimo de 4 páginas seguidas e acabadas, e 20% das páginas BD planeada.
– Todos estes elementos devem ser entregues em PDF, em serviço de descarga em linha (sendspace ou wetransfer), cujo endereço deve ser enviado para o e-mail ccc@chilicomcarne.com

Datas
– 4 de fevereiro de 2022 termina a entrega dos projetos!
– 14 de fevereiro 2022 é anunciado o vencedor!
O livro é publicado em 2022.

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.