BD² – Base de Dados de Banda Desenhada
Arga Warga
Atividade: 2005 – presente
Sede: Montijo, Portugal
Arga Warga é o selo editorial criado pelo autor Daniel Maia, que publica obras do próprio autor ou coordenadas por este mas escritas e ilustradas por outros artistas. A chancela opera no segmento independente do mercado, frequentemente editando títulos de tiragem limitada e de distribuição restrita ao circuito de feiras e festivais.
A publicação de estreia foi Pão-de-Law: A Primeira Fornada (2005), escrita e desenhada por Daniel Maia, antecipada através de flyer, na sequência de votação online no website do autor para definir o futuro da heroína. A edição teve tiragem e comercialização limitada, visando principalmente o assegurar do direito de autor da personagem.
No ano seguinte, foi publicado o primeiro número da antologia All-Girlz, dedicada a destacar a BD por autoras portuguesas contemporâneas. O #1, denominado All-Girlzine, teve direito a 72 páginas. Inclui trabalhos de várias estreantes, como Carla Pott (sob argumento de Alain Corbel), Cláudia Dias, Joana Pereira, Joana Sobrinho e Sara Mena Gomes (sob coargumento de Ricardo Silva), as experientes Rosa Baptista, Joana Lafuente e Andreia Rechena e ainda ilustrações de Ana Freitas (capa, com cor e grafismo de Daniel Maia) e Ana Biscaia (ilustração)
Entre 2006 e 2008, o chancela coeditou com a Tertúlia BD de Lisboa os Tertúlia BDzines do tema “Homenagem a Robert E. Howard,” que consistiram em slimzines de 4 páginas com bandas desenhadas em que figuravam as mais reconhecíveis criações do escritor. As obras prestaram tributo a Conan, Kull, Red Sonya, Solomon Kane e Steve Costigan; outras BD sobre Bran Mak Morn (por Luís V.) e El Borak (por Daniel Henriques) não foram publicadas.
Em 2009, All-Girlz mudou para o formato B5 e uma menor quantidade de páginas, tendo sido editado o #2, All-Girlz Galore, dedicado a BD indies e experimentalistas, com subtexto de paixão. Incluiu bandas desenhadas de Ana Biscaia, Andreia Rechena, Cláudia Dias, Inês Casais (autora da capa), Joana Sobrinho, Kati Zambito, Marta Monteiro, Raquel Alves Coelho (argumento) e Sara Franco (desenho) e Sónia Oliveira.
No final do ano, foi lançado o #3, All-Girlz Banzai!, com trabalhos de duas autoras – Joana Lafuente, continuando a história publicada em All-Girlzine, “Dream Machine 2.1,” e Selma Pimentel, com as histórias “BoneCrush: Green is Dead” e “Samira.” As autoras assinaram também, respetivamente, as ilustrações de capa e de contracapa..
Após um hiato de sete anos, em 2016 publicou a edição integral de Dalton, por Daniel Maia, pelo 25.º aniversário da série, com vista a salvaguardar aqueles trabalhos produzidos entre 1991 e 1993. O volume, Dalton: Integral, com 300 páginas, reúne os 4 álbuns e BD curtas, adaptadas para preto e branco e relegendados. Dalton: Integral teve tiragem limitada, sem distribuição comercial.
Em 2017, coeditou com a Kafre, a chancela de José de Matos-Cruz, a adaptação para BD do herói escrito por este, em O Infante Portugal em Universos Reunidos. A edição, por José de Matos-Cruz (coargumento e diálogos) e Daniel Maia (coargumento e desenhos), teve a colaboração de Daniel Henriques (arte-final) e Susana Resende (desenho) e dos mestres José Garcês e José Ruy.
Em 2022, numa coedição Arga Warga/Kafre, será publicada a antologia Aurora Boreal em Reflexos Partilhados, adaptando à BD a heroína cocriada por José de Matos-Cruz e Susana Resende, com trabalhos destes autores e Daniel Maia, Fernando Vilhena de Mendonça, João Raz, José Bandeira, José Ruy, Renato Abreu e Nuno Dias.
Será ainda publicada a edição expandida d’O Infante Portugal em Universos Reunidos, em álbum.
2005
- Pão-de-Law – A Primeira Fornada – Daniel Maia
2006
- All-Girlz
- #1: All-Grilzine – vários autores
- Tertúlia BDzine (coedição com Tertúlia BD de Lisboa)
- #106 – “Red Sonya: As Duas Torres”, de Daniel Maia (argumento) e Pedro Figue (desenho)
- #107 – “Crónicas de um Bárbaro”, de Daniel Maia (argumento) e Aires Melo (desenho)
- #109 – “Kull: O Fim”, de Hugo Jesus (argumento) e Nuno Sarabando (desenho)
2008
- Tertúlia BDzine (coedição com Tertúlia BD de Lisboa)
- #131 – “InSane Kane”, de João T. Fernandes (argumento) e Dinis Vale (desenho)
2009
- All-Girlz
- #2: All-Girlz Galore – vários autores
- #3: All-Girlz Banzai! – Joana Lafuente e Selma Pimentel
- Tertúlia BDzine (coedição com Tertúlia BD de Lisboa)
- #141 – “Titãs de Hong Kong”, de Daniel Maia (arg.) e Heguinil Mendes (desenho)
2016
- Dalton: Integral – Daniel Maia (como Daniel Silva)
2017
- O Infante Portugal em Universos Reunidos – José de Matos-Cruz e Daniel Maia (coedição com Kafre Edições)
Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.