A conclusão da série.
A série de banda desenhada Outcast, da autoria de Robert Kirkman e Paul Azaceta, originalmente editada pela Image, foi uma das apostas da G. Floy. A série foi posicionada pelo autor como uma real série de terror, ao contrário do pós-apocalíptico zombie The Walking Dead (TWD), que tem uma forte componente dramática.
Na verdade, devido ao sucesso de TWD e compartilhar o mesmo género, foi muito mais rápido transpor a banda desenhada Outcast para a televisão, ao contrário do anterior sucesso de Kirkman, Invincible, situado no subgénero de super-heróis, que demorou muitos mais anos.
No entanto, a série televisiva foi cancelada após a exibição de 2 temporadas. Em Portugal, a série de BD começou por ser publicada em volumes que reuniam 6 revistas de banda desenhada, numa altura em que a primeira temporada da série televisiva já tinha sido exibida no nosso país, no canal Fox. Deste modo, ao contrário dos EUA, a série televisiva, enquanto foi transmitida no nosso país, esteve sempre mais avançada cronologicamente que os volumes de BD nacionais.
Com a série televisiva cancelada e as vendas da BD a não terem o retorno financeiro desejado, após o lançamento do 4.º volume, a G. Floy modificou a sua proposta de edição de banda desenhada. Ao invés de realizar mais 4 lançamentos, para concluir a série de BD, o novo plano consistia em lançar 2 álbuns duplos, a partir daquele volume – desta forma, cada novo volume da G. Floy corresponderia a 2 trade paperbacks norte-americanos, contendo, deste modo, o dobro de páginas e compilando o dobro de comic books.
Ao contrário do cancelamento de The Wicked + The Divine (e do, ainda por decidir definitivamente, eventual cancelamento de Kick-Ass: A Miúda Nova), esta foi a forma que a G. Floy encontrou para tentar viabilizar a série Outcast e evitar o seu cancelamento.
É verdade que passaram cerca de 3 anos desde o lançamento do álbum duplo anterior – e que, eventualmente, alguns leitores nacionais podem ter decidido ir lendo a série em língua inglesa, cansados de aguardar. Mas, de qualquer modo, a editora cumpre o prometido, lançando agora o último volume da série, intitulado A Escuridão Cresce | A Fusão, o qual reúne os 7.º e 8.º trade paperbacks norte-americanos, compilando, portanto, as revistas Outcast #37–48, originalmente publicadas nos EUA entre 19 de dezembro de 2018 e 28 de abril de 2021.
Aliás, sublinhe-se que esta série, supostamente mensal nos EUA, sofreu bastantes atrasos, com os penúltimos 6 comics a serem publicados ao longo de um ano e os derradeiros 6 a demorarem quase um ano e meio a serem publicados, tendo os livros que compilam estes comics sido publicados em junho do ano passado nos EUA.
Seja como for, numa altura em que várias séries estrangeiras de banda desenhada têm tido confirmados os cancelamentos das suas continuações no nosso país, como é o caso de Gus e O Diário de Esther, é de louvar a G. Floy concluir Outcast. Com a série finalizada, tal poderá, por sua vez, atrair novos leitores, com a garantia absoluta da mesma estar disponível em pleno na nossa língua.
Atendendo à tiragem não ser suficiente para se realizar a distribuição simultânea nos pontos de venda de periódicos e canal livreiro, a editora revela que, no dia 16 de fevereiro, o último volume será distribuído nas bancas e nas lojas especializadas em BD, estando agendada para abril a sua distribuição generalizada nas livrarias.
Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:
Eis a sinopse da editora:
A G. Floy Studio Portugal orgulha-se em terminar mais uma série de banda desenhada em Portugal, num álbum duplo de 240 páginas!
Proscritos de todo o país viajam até Rome, na Virgínia Ocidental, mas não estão prontos para o que lá os espera. A Grande Fusão está à porta, e possessões nunca antes vistas deixam Kyle e os demais perplexos. O fim de tudo aproxima-se.
“E, sim, chegamos à edição final. Olhando para trás, estou muito orgulhoso por termos tido uma equipa consistente para cada número desta série. Esta equipa foi capaz de crescer e desenvolver os nossos talentos tal como as personagens da série. Ela durou quase sete anos… E muita coisa aconteceu durante esse tempo. Por exemplo… Quem teria pensado que teríamos uma pandemia durante a publicação desta série? Eu não, com certeza.” – Robert Kirkman
Robert Kirkman é um dos mais influentes criadores de comics atual, e um dos cinco parceiros da Image – o único que não é um dos fundadores. Kirkman é mundialmente famoso pelas séries The Walking Dead e Invincible. É também o criador de Marvel Zombies.
Paul Azaceta, o desenhador de Outcast, é um artista cujo estilo simples, direto e arrojado, já ilustrou séries como Demolidor, Punisher Noir, Homem-Aranha e outras. O trabalho de Azaceta pode também ser visto no romance policial noir Potter’s Field: O Cemitério dos Esquecidos (com argumento de Mark Waid), também editado pela G. Floy.
E todos os contrates fortes do desenho de Azaceta são realçados pelas cores de Elizabeth Breitweiser, que consegue gerar um ambiente ao mesmo tempo inquietante e sinistro, mas sem cair em tons sempre escuros.
Ver o vídeo para saber mais:
Outcast vol. 6: A Escuridão Cresce | Fusão
ROBERT KIRKMAN, PAUL AZACETA
Editora: G. Floy
Páginas: 240, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 17 x 26 cm
ISBN: 978-83-66589-62-9
PVP: 32,00€
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.