O Guardião vol. 4: A Persistência do Passado

O Guardião vol. 4: A Persistência do Passado

Por Yves Sente e François Boucq.

Se é um facto que em 2021 a Gradiva não prosseguiu a série O Guardião – Agente Secreto do Vaticano, da autoria de Yves Sente e François Boucq, o início de 2022 reservou para os leitores dois álbuns desta série. Após a edição do terceiro tomo em janeiro, em fevereiro foi publicado o quarto volume, subintitulado A Persistência do Passado.

Este álbum, originalmente editado pela Le Lombard no mercado franco-belga em em 4 de fevereiro de 2011, foi o penúltimo publicado até ao momento, estando, portanto, a Gradiva a apenas um volume de distância de editar todos os volumes publicados. Sendo assim, resta inédito somente o quinto volume, com mais páginas do que os restantes e que a marca o final do ciclo. Na verdade, esse quinto livro, dado a série não ter prosseguido desde 2017, marca o final da mesma até ao momento.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

«Há doze guardiões em todo o mundo, meu filho. Nem mais um. Agem sempre sozinhos e não se conhecem uns aos outros. Pedimos-te que te tornasses Trias, filho, porque o terceiro Guardião acaba de nos deixar…»
Vince, o terceiro Guardião, persegue os dirigentes da «Ordem da Renovação do Templo» e tenta opor-se aos seus planos interessando-se pelas atividades do cardeal Dri Origio. Para isso, tem de mergulhar nas páginas mais negras da História… E da sua própria vida!

Yves Sente nasceu em Bruxelas em 1964.
Com 6 anos de idade, Yves Sente descobre o álbum Tintin no Congo e, aos 11 anos, A Marca Amarela.
Em 1983, termina o curso na American High School Chicago. Em 1986, obtém o diploma em Direito e publica alguns cartoons. Foi chefe de redação das revistas Hello BDJet, Kuifje (o Tintin holandês) e diretor editorial das Éditions du Lombard.
Em 1997, sob anonimato, envia à Dargaud um argumento para a série Blake e Mortimer. Não demorou muito tempo até a identidade deste talentoso argumentista ser descoberta.
Em 2000, é publicado o 14.º álbum da série Blake e Mortimer –  A Conspiração Voronov, com argumento de Y. Sente e desenho de A. Juillard, que foi muito bem recebido pelo pelo público e pela crítica. 

François Boucq (Lille, 28 de novembro de 1955) é um autor de banda desenhada francês.
É conhecido por álbuns como A Mulher do Mágico e Boca do Diabo, com argumento de Jerome Charyn (ambos publicados pela Meribérica), bem como por séries como Face de Lua (inicialmente publicado pela Meribérica e posteriormente pela ASA) e Bouncer (editada inicialmente pela ASA e atualmente pela Arte de Autor), ambas com argumento de Alejandro Jodorowsky.
Enquanto autor a solo, foram publicados em Portugal alguns álbuns da sua série As Aventuras de Jérôme Moucherot pela Meribérica e Booktree.
Boucq é um autor multipremiado, tendo sido galardoado com importantes prémios em países como França, Bélgica, Itália e Alemanha.

Ver o vídeo para saber mais:

https://youtu.be/9KX-6GRddo4

O Guardião vol. 4: A Persistência do Passado
YVES SENTE, FRANÇOIS BOUCQ
Editora: Gradiva
Páginas: 56, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 23,3 x 31,3 cm
ISBN: 978-989-785-117-9
PVP: 15,00€

One thought on “O Guardião vol. 4: A Persistência do Passado

  1. ” Sendo assim, resta inédito somente o quinto volume, com mais páginas do que os restantes e que a marca o final do ciclo”

    Podiam editar esse e fechar 1a serie ao menos,Era positivo para todos,

Deixa um comentário