Inscrições no curso de banda desenhada até 7 de março.
Em 2022, dá-se a reabertura do Curso de Banda Desenhada no Museu Bordalo, em Lisboa. Trata-se de um novo projeto formativo no campo da BD, na sequência dos cursos que tiveram seu início em 2015, que ajudaram várias dezenas alunos a iniciarem o seu percurso como autores, tendo vários sido premiados e conseguindo mesmo ter obra publicada na atualidade. O Curso de 2022 tem como tema “O desenho e a narrativa como um só”, sendo coordenado pelo conjunto de autores Inês Garcia, Penim Loureiro e Tiago Cruz.
O Curso inicia com uma sessão pública de abertura a 19 de março de 2022. As inscrições estão abertas até 7 de março. Será composto por 2 módulos, com a duração de 5 dias (sábados) cada módulo, com o custo de 30 euros cada módulo.
O Curso conta ainda com um conjunto generoso de autores convidados a participarem na formação, nomeadamente Dário Duarte, Luís Louro, Susana Resende, Daniel Maia, Carlos Silva, Patrícia Costa, Ana Dias, Miguel Santos, Henrique Gandum, Duarte Gandum e Rita Alfaiate.
Eis a divulgação da coordenação do curso:
Gostas de criar as tuas próprias histórias? Estás sempre a criar personagens mas não sabes que rumo lhes dar a seguir? O teu sonho era criar uma história com princípio meio e fim como o teu autor ou mangaka favorito? Nada temas! Este curso é para ti!
Neste curso extenso de Banda Desenhada pretendemos munir os nossos formandos com as ferramentas certas para contar histórias: tanto ao nível do desenho como ao nível da narrativa. Nele encontrarás um leque de formadores com experiência e paixão pelo tema e ainda, convidados com o mais variadíssimo leque de projectos – todos com backgrounds e formações diferenciadas.
Acreditamos que estes são os ingredientes certos para que possas obter o “empurrão” que falta para concretizar as tuas histórias. Vem daí!
Objectivos da Formação:
Este curso pretende dotar os formandos de:
- Criar e utilizar referências para a criação de narrativas no âmbito da linguagem de Banda Desenhada com possíveis utilizações em outros médiuns (Ex. Videojogos, escrita criativa, etc.);
- Pensar e desenvolver visualmente personagens e cenários aptos para os mais variados objetivos;
- Desenvolver e aplicar o domínio da luz e cor na criação de personagens e cenários;
- Desenvolver e aplicar técnicas analógicas e digitais no conjunto de trabalho;
- Desenvolver espírito crítico perante todo um conjunto de trabalho proposto;
- Criar um fanzine original de raiz;
- Realização de uma exposição final.
Destinatários:
Curso indicado para maiores de 14 anos (salvo raras excepções). Curso nível iniciante-intermédio indicado para:
- Todos os apaixonados por banda desenhada/ manga /animação/ anime ;
- Para os que perderam o ânimo e agora gostariam de voltar a desenhar;
- Para quem procura uma nova forma de libertar a criatividade, testar os seus próprios limites artísticos e pretende fugir da trivialidade e das histórias estereotipadas;
- Para quem já tem algum conhecimento sobre a matéria mas quer aprofundar um pouco mais;
- Para quem procura aprender sobre o tema e todas as suas inerências sem medos.
Calendário, custo e inscrição:
Início: 19 de Março de 2022
Horários: Sábados: 14h30 – 17h30 Curso de BD | 18h – 19h Conversa Aberta (Colóquio) com autor convidado
Calendário: 1.º Módulo 6 dias (19 e 26 Março; 2, 9, 16 e 23 de Abril) + 2.º Módulo 6 dias (datas a anunciar)
Prazo de inscrição: 16 de Fevereiro a 7 de Março de 2022
Custo: Cada módulo 30 euros
Local: Museu Bordalo Pinheiro, Campo Grande, 382, Lisboa
Inscrições e informações: bilheteira@museubordalopinheiro.pt | https://museubordalopinheiro.pt/atividade/
No site supracitado, pode ainda ser consultado o programa do curso, com as biografias dos coordenadores, organização, funcionamento, materiais, os objetivos de cada um dos módulos, a planificação do I Módulo e a bibliografia utilizada.
Artigos realizados por colaboradores do Bandas Desenhadas.
A questão é: de todos os formadores participantes no curso referenciado, quantos conseguiram ter os seus trabalhos publicados no mercado internacional? Porque esse é o verdadeiro comprovativo de qualidade. Uns bonecos quaisquer também uma criança faz. Não havendo uma verdadeira “escola” de BD portuguesa e respetivo mercado, está-se apenas a iludir os miúdos e a lucrar com isso.
José Neto, agradeço o teu comentário e o interesse pela BD e autores nacionais. Na verdade o objetivo do Curso de BD no Museu Bordalo não é criar autores profissionais full-time para editores estrangeiros. Mas sim de encorajar quem gosta de banda desenhada a concretizar as suas histórias, preparando-o com técnicas gráficas e narrativas.
Tenho consciência do panorama da publicação de BD no nosso país e tentaremos dar uma visão realista aos formandos, permitindo a partilha de experiências com autores “veteranos” .
Penim Loureiro