Poder e Responsabilidade.

O primeiro volume da Coleção Clássica Marvel é dedicado ao Homem-Aranha, subintitulando-se Poder e Responsabilidade. É o primeiro de 10 livros do aracnídeo anunciados nesta coleção.

A primeira banda desenhada do volume é a primeira estória do Homem-Aranha, publicada originalmente na revista Amazing Fantasy #15, publicada em 5 de junho de 1962 (com data de capa de agosto de 1962).

Amazing Adventures era uma série onde, em cada número, eram publicadas diversas BD curtas. Iniciada em 7 de junho de 1961, teve direito a 6 números, antes de ver o seu título alterado para Amazing Adult Fantasy, o qual permaneceu até ao número 14. Com o número 15, o título foi encurtado para Amazing Fantasy, sendo a BD do Homem-Aranha a primeira de um total de 4 estórias publicadas nesse número. Esta BD conta com argumento de Stan Lee e Steve Ditko, com ilustrações de Ditko. Apesar dos leitores serem convidados a regressar no próximo número no final da BD do Homem-Aranha, Amazing Fantasy #15 foi o último número da série até 1995.

Para além da BD curta do Homem-Aranha de Amazing Fantasy #15, Poder e Responsabilidade inclui ainda as bandas desenhadas dos primeiros 5 números da série The Amazing Spider-Man, originalmente publicados nos EUA entre 10 de dezembro de 1962 (data de capa de março de 1963) e 9 de julho de 1963 (data de capa de outubro de 1963), mantendo-se a equipa criativa de Lee e Ditko. Os dois primeiros números contaram com 2 estórias cada um, enquanto que os números seguintes publicaram uma única estória, mais longa, nas suas páginas.

Para além da origem do cabeça de teia e da primeira aparição de muitos dos personagens habituais da série do Aranha, neste volume é ainda possível ler os seus primeiros encontros com o Quarteto Fantástico, bem como ser a origem de vários antagonistas como o Camaleão, Abutre, Consertador, Doutor Octopus e Homem-Areia, trazendo também, o Doutor Destino, prévio e contínuo antagonista do Quarteto Fantástico, para as páginas da revista.

Muitas destas estórias foram sendo revisitadas ao longo dos tempos, completadas, ligeiramente alteradas ou com novo material a ser produzido que tem lugar cronologicamente entre as diferentes estórias. A título de mero exemplo, refira-se que, em 2009, estabeleceu-se que uma das inominadas colegas de turma de Peter Parker que vê o confronto entre o Homem-Aranha e o Homem-Areia é, afinal, Jessica Jones…

Quanto às capas, Amazing Fantasy #15 foi ilustrada por Jack Kirby e Steve Ditko e The Amazing Spider-Man #1 coube a Jack KirbySteve DitkoStan Goldberg e Artie Simek. No que toca às capas dos #2-5, são da autoria de Ditko.

Eis as capas originais:

Ver o vídeo para saber mais:

Coleção Clássica Marvel vol. 1: Homem-Aranha 1 – Poder e Responsabilidade
STAN LEE, STEVE DITKO
Editora: Luppa
Páginas: 148, a cores
Encadernação: capa mole
Dimensões: 17 x 26 cm
PVP: 1,00€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.