Prisioneiros do Doutor Destino!

O segundo volume da Coleção Clássica Marvel é dedicado ao Quarteto Fantástico, subintitulando-se Prisioneiros do Doutor Destino! É o primeiro de 13 livros da Primeira Família nesta coleção.

Este tomo compila os primeiros 5 números da revista norte-americana The Fantastic Four, publicados entre 8 de agosto de 1961 (data de capa de novembro de 1961) e 10 de abril de 1962 (data de capa de julho de 1962).

Estas bandas desenhadas antecedem, portanto, as publicadas no volume anterior da coleção, dedicado ao Homem-Aranha. Na verdade, The Fantastic Four #1 é considerado o número que marca o início do Universo Marvel. A designação de Terra-616 só seria dada em 1983, na revista Daredevils #7. No entanto, dado a Marvel ter importado para o seu universo personagens das editoras que a precederam, a Timely e a Atlas Comics, considera-se que a primeira aparição da Terra-616 se deu na revista Motion Picture Funnies Weekly #1 (com a data de capa de abril de 1939), na qual surge pela primeira vez Namor, o Príncipe Submarino.

Estes primeiros 5 números são da autoria dos criadores do Quarteto Fantástico, Stan Lee e Jack Kirby, cabendo todas as capas a Kirby, em conjunto com Dick Eyers (#1-3), Sol Brodsky & Artie Simek (#4) e Joe Sinnot (#5).

O primeiro número da revista norte-americana contém a origem do Quarteto Fantástico, bem como uma segunda aventura que tem como antagonista o Toupeira, na sua primeira aparição. Nos restantes 4 números compilados, Prisioneiros do Doutor Destino apresenta também, pela primeira vez, os Skrulls, o Homem Milagroso e o Doutor Destino, bem como a primeira aparição de Namor na denominada Era de Prata.

Muitas destas estórias foram sendo revisitadas ao longo dos tempos, completadas, ligeiramente alteradas ou com novo material a ser produzido que tem lugar cronologicamente entre as diferentes estórias.

Não deixa de ser também curioso ver, na última estória compilada neste volume, o Johnny Storm a ler o primeiro número da revista The Incredible Hulk, a qual tinha sido lançada no mês anterior.

Clique nas capas originais para as visualizar em toda a sua extensão:

Para mais informações ver o vídeo:

Coleção Clássica Marvel vol. 2: Quarteto Fantástico 1 – Prisioneiros do Doutor Destino!
STAN LEE, JACK KIRBY
Editora: Luppa
Páginas: 148, a cores
Encadernação: capa mole
Dimensões: 17 x 26 cm
PVP: 8,95€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.