O Mar dos Mortos.

A série Descender, com argumento de Jeff Lemire e ilustrações de Dustin Nguyen, foi galardoada na categoria de Melhor Série nos Prémios Bandas Desenhadas 2020, tendo a editora G. Floy publicado-a no nosso país integralmente.

Em junho do ano passado, a G. Floy iniciou a publicação da sua sequela, Ascender, realizada pela mesma equipa criativa. Este mês, é publicado o segundo volume, subintitulado O Mar dos Mortos. Este tomo compila os #6-10 da revista, originalmente editados pela Image entre 23 de outubro de 2019 e 18 de março de 2020, tendo sido pela primeira vez reunidos em livro em 24 de junho de 2020.

Atendendo a que a série é composta por 4 livros, a G. Floy, com a publicação deste segundo volume, conclui a publicação da primeira metade da saga.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Passou-se uma década desde os eventos da série Descender. Tudo mudou desde então. A magia destronou as máquinas e as regras são agora bem diferentes. A série de fantasia de sucesso da equipa criativa de luxo de Jeff Lemire e Dustin Nguyen continua! Após uma tentativa de fuga falhada do planeta Sampson, Andy encontra-se nas garras da Milícia, o que significa que a terrível Mãe não tarda. Entretanto, Mila encontra-se a bordo de um barco pilotado pela irascível capitã Telsa, e os vampiros que dominam esta estranha nova galáxia vêem-se alvo da atenção de Kanto, o mais implacável caçador de vampiros do universo!
Em Ascender, os criadores best-seller do New York Times Jeff Lemire (Gideon Falls, Sweet Tooth) e Dustin Nguyen (Batman, Secret Hero Society) levam os leitores numa inesquecível aventura de fantasia com o mesmo vasto fôlego e alma do seu clássico de ficção científica Descender.

Jeff Lemire é um autor best-seller do New York Times, que construiu uma carreira como argumentista e ilustrador de bandas desenhadas de sucesso como Essex CountyThe Underwater WelderSweet ToothTrillium e Roughneck, e como um dos populares argumentistas de comics das grandes editoras americanas, como Extraordinary X-MenGreen ArrowAnimal Man ou Hawkeye, para a Marvel e DC Comics. Jeff Lemire ganhou em 2008 e 2013 o Shuster Award for Best Canadian Cartoonist, que premeia o melhor artista de BD canadiano. Recebeu também o Doug Wright Award for Best Emerging Talent e o Alex Award, atribuído pela American Library Association, que reconhece os melhores livros para adultos que apelem também a adolescentes. Venceu por duas vezes o prémio Eisner para Melhor Nova Série, em 2017 com a sua série de super-heróis Black Hammer e, em 2019, com a série de terror Gideon Falls. Em 2010, a BD Essex County foi a primeira banda desenhada a ser incluída no concurso Canada Reads, e chegou ao top cinco, vencendo a Escolha do Público dos Romances Canadianos Essenciais da Década. Essex County está atualmente a ser desenvolvida como uma série de TV para a CBC, com Jeff Lemire como produtor executivo. Jeff Lemire vive em Toronto com a sua mulher e filho.

Dustin Nguyen é outro artista de comics best-seller dos EUA, conhecido por obras como Wildcats version 3.0The Authority RevolutionBatmanSuperman/BatmanDetective Comics, Batgirl e Batman: Streets of Gotham. Também foi coargumentista (e desenhador) de Justice League Beyond, ilustrou o volume American Vampire: Lord of Nightmares, em colaboração com o escritor Scott Snyder, e foi cocriador da série juvenil da DC Batman: Lil’Gotham, que ele próprio escreveu com Derek Fridolfs. Para além de ter ilustrado quase todas as capas das suas próprias bandas desenhadas, é um dos mais requisitados artistas atuais de capas para as grandes editoras americanas, como DC, Marvel, Dark Horse, Boom, IDW e Image Comics, podendo a sua arte ser vista, por exemplo, em capas de Batman BeyondBatgirlJustice League: Generation LostSupernatural e Friday the 13th. Com Descendera BD de que é cocriador em conjunto com Jeff Lemire, publicado pela Image Comics, Dustin Nguyen venceu por duas vezes o Prémio Eisner para Melhor Arte Pintada (em 2015 e 2019). Posteriormente, desenhou também Ascender, a sua sequela. Para além dos comics, Dustin também trabalha por vezes como artista conceptual para brinquedos e produtos de consumo vários, jogos e animação. Gosta de dormir, de conduzir, e de desenhar coisas que aprecia.

Para mais informações ver o vídeo:

Ascender vol. 2: O Mar dos Mortos
JEFF LEMIRE, DUSTIN NGUYEN
Editora: G. Floy
Páginas: 128, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 18 x 27,5 cm
ISBN: 978-83-66589-69-8
PVP: 17,00€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.