Por Dominique Ziegler e Olivier Dauger.

A série da editora suíça Paquet dedicada à adaptação para a banda desenhada das obras de Agatha Christie, publicada em Portugal pela Arte de Autor, tem-se concentrado, até ao momento, mais em Hercule Poirot, correspondendo 8 dos 11 álbuns publicados a policiais com o detetive belga.

Crime no Hotel Bertram é o segundo dedicado a Miss Marple, sendo o penúltimo álbum da série suíça até ao momento.

Também conhecido por Crime em Hotel de Luxo na edição da Livros do Brasil, antes da edição da ASA em 2010 que o reintitulou Crime no Hotel Bertram, denominação mais próxima do original, At Bertram’s Hotel, o romance policial de Agatha Christie foi originalmente publicado em 15 de novembro de 1965 pela editora britânica Collins Crime Club. Trata-se do 10.º romance de Miss Marple, sendo o 15.º livro da idosa detetive amadora se se considerar os volumes que compilaram os contos de Jane Marple.

Anteriormente adaptado sob a forma de telefilme ou em episódios das séries televisivas Miss Marple e Agatha Christie’s Marple, Crime no Hotel Bertram conhece esta adaptação para BD por Dominique Ziegler e Olivier Dauger, os mesmos autores de Miss Marple: Um Cadáver na Biblioteca.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Uma série de assaltos abala a Inglaterra. A polícia está num impasse e não quer a ajuda da velha senhora. É altura de tirar férias. E porque não no Hotel Bertram, um local que não muda – verdadeiramente tranquilizador?
Agatha Christie (1890-1976) conhece o sucesso desde o seu primeiro romance de mistério, O Misterioso Caso de Styles. Foi designada como a «duquesa da morte» e escreveu sessenta e seis romances, e uma centena de novelas que foram traduzidas numa centena de línguas e venderam até hoje mais de dois milhões de exemplares em todo o mundo.

Dominique ZIEGLER

Nascido em 25 de Agosto de 1970, em Genebra, é um escritor, dramaturgo e encenador suíço.

É filho do sociólogo Jean Ziegler.

Escreveu e encenou mais de uma dúzia de peças de teatro representadas com sucesso em Genebra, Paris, Bruxelas e Avignon.

A adaptação de Miss Marple em banda desenhada é a sua primeira incursão na nona arte.

Olivier DAUGER

Artista gráfico, ilustrador, formado na ESAG Penninghen, Olivier Dauger desenha há vinte anos para a imprensa, a comunicação, a publicidade.

Amante da linha clara e da escola franco-belga e apaixonado pelos anos 30-40 (história, design, arquitectura… e aviação), é um grande admirador do trabalho de E. P. Jacob, Chaland, Serge Clarc.

A série Ciel en ruine consagra-o como um dos melhores ilustradores de banda desenhada de aviação.

Ilustrou igualmente a adaptação de Dominique Ziegler do romance de Agatha Christhie Miss Marple – Um cadáver na biblioteca.

Para mais informações ver o vídeo:

Para subscreveres o canal DOC DOC TV, clica aqui.

Miss Marple: Crime no Hotel Bertram (baseado na obra de Agatha Christie)
Dominique Ziegler & Olivier Dauger
Páginas: 64, a cores
Encadernação: capa dura
Formato: 210 x 285 mm
ISBN: 978-989-54326-0-8
PVP: 17,50€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.