As Provas.

Concomitantemente com o segundo volume, a Ala dos Livros reedita o terceiro volume da série O Mercenário do barcelonês Vicente Segrelles, o qual tem como subtítulo As Provas.

Em Espanha, esta banda desenhada, tal como a BD constante dos dois primeiros volume, foi originalmente publicada em capítulos na revista Cimoc da Norma Editorial, mais concretamente nos #25-29 (março a julho de 1983) e #32-34 (outubro a dezembro de 1983). Viria a ser compilada em álbum em março de 1984. Esta banda desenhada tinha sido publicada, no nosso país, pela Meribérica, quer em capa dura em 1986, quer em capa mole em 1990, bem como na revista Selecções BD (1.ª série) #19-22 (novembro de 1989 a fevereiro de 1990).

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

O Mercenário recebe uma interessante proposta que não pode recusar: ajudar Nan-Tay na protecção e segurança da Ordem da Cratera. Mas primeiro terá de superar algumas provas bastante duras, tão duras que porão em risco a sua própria vida. O Mercenário terá de enfrentar guerreiros gigantescos, animais monstruosos, espíritos fantasmagóricos e dilemas morais para conseguir o que tanto ambiciona e que é, simplesmente, participar nos segredos desses monges que parecem ter as chaves da sabedoria universal.
Obra-prima da banda desenhada de fantasia, O Mercenário é uma série essencial que ressurge agora numa edição última, revista e aumentada, que tem a chancela da Ala dos Livros.

Vicente Segrelles nasceu em 1940 em Barcelona, Espanha, em 1940, no seio de uma família ligada às artes (é sobrinho do pintor e ilustrador valenciano, Joseph Segrelles), tendo iniciado a sua carreira profissional como desenhador industrial. A par de inúmeros trabalhos de ilustração e capas, realiza, em 1970 e para a editorial Bruguera, a adaptação da novela picaresca Lazarillo de Tormes.
É, no entanto, nos inícios dos anos 1980, que cria para as páginas da então revista Cimoc, editada pela espanhola Norma, um personagem que lhe granjeará projeção internacional (a sua publicação na revista Circus, em França, data de 1981) e a admiração do cineasta Federico Fellini: O Mercenário. Quando surge, esta série chama de imediato à atenção pela sua qualidade e particularidade: cada uma das suas vinhetas é uma pintura a óleo.
Entretanto, e para intercalar com o trabalho lento e demorado, a óleo, de O Mercenário, Segrelles desenvolve El Sheriff Pat, uma banda desenhada que se insere na linha humorística e que virá a ser publicada em 1991 pela editora espanhola Ediciones B.
Apaixonado pela ilustração, por armamento e por armaduras medievais, com obra publicada em todo o mundo e internacionalmente reconhecida, Vicente Segrelles é um dos autores mais importantes da banda desenhada espanhola e europeia do século XX.
Vive nos arredores de Barcelona.

Para mais informações ver o vídeo:

Para subscreveres o canal DOC DOC TV, clica aqui.

O Mercenário vol. 3: As Provas
Vicente Segrelles
Páginas: 64, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 235 x 310 mm
ISBN: 978-989-53275-2-2
PVP: 19,90€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.