O Homem e o Monstro!

O quinto volume da Coleção Clássica Marvel é dedicado ao Hulk, subintitulando-se O Homem e o Monstro! É o primeiro de 4 livros do personagem nesta coleção.

Este tomo compila os primeiros 6 números da revista norte-americana The Incredible Hulk, publicados entre 1 de março de 1962 (data de capa de maio de 1962) e 3 de janeiro de 1963 (data de capa de março de 1963). Das diferentes séries publicadas nesta coleção, esta será, então, cronologicamente, a segunda, sucedendo-se à do Quarteto Fantástico e antecedendo a do Homem-Aranha, X-Men e Vingadores. Inclusivamente, a presença do Hulk no primeiro livro dos Vingadores nesta coleção é posterior às bandas desenhadas compiladas neste livro.

Os #1-5 de The Incredible Hulk foram elaborados pelos seus criadores, Stan Lee e Jack Kirby. No entanto, o #6 seria da autoria de Lee e Steve Ditko. O #6 é, tecnicamente, o último número da série, dado a mesmo ter sido cancelada. Para além da sua presença em 4 dos 5 primeiros números de The Avengers, como visto no volume anterior, a personagem foi surgindo ocasionalmente noutros títulos da editora – como The Fantastic Four, Tales of Suspense (onde se publicavam as bandas desenhadas do Homem de Ferro desde o seu #39) e The Amazing Spider-Man -, antes de começar a ser publicado com regularidade na revista Tales to Astonish, inicialmente como a segunda das 2 bandas desenhadas constantes das revistas dessa série.

Na verdade, a revista Tales to Astonish teve direito a 4 fases. A primeira, entre 1958 e 1962, publicou diferentes bandas desenhadas cuja temática eram os monstros gigantes. Resgatando o personagem Hank Pym do #27 da revista, a partir do #35, inicia-se a fase do Homem-Formiga/Gigante, sendo nesta fase que surge a Vespa, vindo posteriormente os dois a integrar os Vingadores. Após um confronto de Gigante com o Hulk no #59, a partir do número seguinte, em julho de 64, a revista passa a ser coprotagonizada pelo Gigante e o Hulk, em estórias separadas. Dez números, mais tarde, em maio de 1965, mantém-se o mesmo formato mas Hank Pym/Homem-Formiga/Gigante é substituído por Namor até dezembro de 1967, com o #101. Com o #102, em janeiro de 1968, a revista passa a ser totalmente dedicada ao Hulk, abandando o título Tales to Astonish e resgatando o título The Incredible Hulk até ao cancelamento da série, em 1999. Nos restantes 3 volumes desta coleção, serão publicadas as bandas desenhadas do Hulk retiradas das revistas Tales to Astonish #59-88.

Regressando a este primeiro volume, para além do surgimento do Dr. Bruce Banner e a origem do Hulk, bem como de personagens habituais da sua série, como Betty Ross, General Thaddeus “Thunderbolt” Ross e Rick Jones, surgem também pela primeira vez antagonistas como Igor Drenkov, os Homens-Sapo/Tribitites, o Mestre do Picadeiro, Boris Monguski, Romulus Augustulus e Molyb.

Muitas destas estórias foram sendo revisitadas ao longo dos tempos, completadas, ligeiramente alteradas ou com novo material a ser produzido que tem lugar cronologicamente prévia ou entre as diferentes estórias.

Quanto às primeiras 5 capas, são da autoria de Jack Kirby com George Roussos (#1), com Steve Ditko (#2) e com Dick Ayers (#3-5). A 6.ª capa é da autoria de Ditko.

Clique nas capas originais para as visualizar em toda a sua extensão:

Para mais informações, ver o vídeo:

Para subscreveres o canal DOC DOC TV, clica aqui.

Coleção Clássica Marvel vol. 5: Hulk 1 – O Homem e o Monstro!
STAN LEE, JACK KIRBY, STEVE DITKO
Editora: Luppa
Páginas: 162, a cores
Encadernação: capa mole
Dimensões: 17 x 26 cm
PVP: 8,95€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.