O penúltimo álbum da série por Hugo Pratt.

Corto Maltese: As Helvéticas, o décimo primeiro álbum da famosa série de Hugo Pratt, tem direito a edição nacional em mais um volume de grande formato, a preto e branco e com prefácio e aguarelas a cores, publicada pela Arte de Autor. Desta feita, o prefácio é da autoria de Nicolas Tellop.

Este décimo primeiro álbum do famoso personagem do autor italiano foi publicado originalmente na revista italiana Corto Maltese (V ano) #3-8 (Milano Libri/Rizzoli), entre março e agosto de 1987. A sua primeira edição em álbum deu-se no mercado franco-belga pela Casterman em 1988. Pratt contou com a colaboração de Guido Fuga na elaboração de alguns cenários e dos automóveis.

Quanta à história da edição da obra em Portugal, foi publicada em álbum, inicialmente pela Meribérica (2000) e posteriormente pela ASA (2012).

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

“A aventura em Corto é sempre a de uma palavra que se esforça por maravilhar, a imagem do livro em que ele entra a coberto da noite. Mergulhar nessa palavra é sair de si, abrir-se ao mundo e responder a um juramento que fez a si mesmo num tempo demasiado longínquo para que se possa lembrar dele. Tal é a aventura que diz respeito à imaginação poética: uma verdade sempre em devir, da qual o Graal é a promessa simbólica, ao mesmo tempo coração do mundo e coração do homem. Na tradição, o Graal toma, de resto, tanto a forma de um cálice como a de um livro. Esse livro é aquele que tem nas mãos. Leia-o com cuidado: ele contém o coração de Pratt.” – Nicolas Tellop

Hugo Pratt é unanimemente considerado um dos maiores desenhadores do mundo. As suas bandas desenhadas, as suas obras gráficas e aguarelas são expostas nos maiores museus, do Grand Palais à Pinacoteca de Paris, sem falar do Vittoriano, em Roma, o Ca’ Pesaro, em Veneza, ou o Santa Maria della Scalla, em Siena. Ele próprio definia as suas histórias com o termo «literatura desenhada». Viveu em Itália, Argentina, Inglaterra, França e Suíça. Grande viajante, atravessou praticamente o mundo todo. A sua personagem mais famosa é Corto Maltese, nascido La Valletta, ilha de Malta, de mãe cigana andaluza e pai marinheiro da Cornualha, a 10 de julho de 1887. Apareceu pela primeira vez nas páginas da revista Sgt. Kirk em 1967, e continua as suas aventuras nos nossos dias.

Para mais pormenores, ver o vídeo:

Para subscreveres o canal DOC DOC TV, clica aqui.

Corto Maltese: As Helvéticas
Hugo Pratt
Editora: Arte de Autor
Páginas: 72, a preto e branco, com prefácio a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 225 x 297 mm
ISBN: 978-989-9094-10-9
PVP: 25,95€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.