Uma forma divertida de aprender as vogais

Editado pela Kalandraka em março do presente ano, Molha-Tolos é indicado para os mais pequenitos, que iniciam agora a sua aventura no mundo das letras. Aprender é divertido – é esta a ideia fulcral desta obra, que, de uma forma simples e objectiva, “brinca” com a importância das vogais na formação das palavras e a sua fonética.

De uma adversidade, como a chuva que atinge o lar de uma família de aves, surge a oportunidade para que as suas jovens crias aprendam umas com as outras e enriqueçam mutuamente os seus conhecimentos, com a ajuda da sábia mamã pássaro. Molha-Tolos é um álbum ilustrado que, na sua simplicidade, apresenta uma história circular, uma espécie de metáfora desta sociedade individualista que, a partir da solidariedade, da convivência, da coletividade e da comunicação, pode melhorar.

Fernando Pérez Hernando transforma as vogais num recurso para brincar, estimulando a habilidade dos seus leitores para ouvir e decifrar palavras, ao mesmo tempo que destaca a importância destas cinco letras e dos seus sons para a articulação da linguagem. O autor desenvolve assim um jogo fónico
que associa os cinco protagonistas a cada uma das cinco vogais.

Do ponto de vista narrativo, trata-se de uma história de estrutura acumulativa, destacando-se, graficamente, pela sua economia recursiva, uma vez que decorre num único cenário, onde, através de distintos planos, se apresentam as peripécias das suas simpáticas personagens.

Como é hábito nestas leituras, fiz-me acompanhar pelos dois pequenos leitores cá de casa, o que resultou numa experiência gratificante para todos. Terminar uma leitura às gargalhadas e ver o sorriso espelhado na face inocente de uma criança não tem preço, é simplesmente memorável.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

O vento sopra.
Todas as tardes, a mamã pássaro regressa à sua árvore.
Nela vive tranquila com os seus quatro filhotes.
Na copa da árvore vive a Lulu, que só arrulha com o «U»…

Fernando Pérez Hernando (Valladolid, Espanha, 1973)

Estudou ilustração na Escola de Arte de Valladolid e licenciou-se em Educação Primária – na especialidade de Música – na Faculdade de Educação e Trabalho Social da mesma cidade. Completou a sua formação com oficinas de gravura e álbum ilustrado. Antes de se dedicar à ilustração, labor que partilha com a sua função de bibliotecário em Renedo de Esgueva, trabalhou como designer em agências de comunicação, para além de ter participado na criação de um estúdio de design. Desenvolve ainda oficinas de ilustração e criatividade para a infância em bibliotecas, museus e conferências literárias.

Molha-Tolos
Fernando Pérez Hernando
Editora: Kalandraka
Páginas: 36, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 220 x 220 mm
ISBN: 978-989-749-154-2
PVP: 13,00€

SOBRE O AUTOR |

Rodrigo Ramos
Rodrigo RamosAdministrador
É administrador do site. Licenciado em Informática, agrega no Bandas Desenhadas dois mundos que adora - a web e a banda desenhada.