Coleção Clássica Marvel 8: Homem de Ferro 1

Coleção Clássica Marvel 8: Homem de Ferro 1

O Vingador de Ouro!

O oitavo volume da Coleção Clássica Marvel é dedicado ao Homem de Ferro, subintitulando-se O Vingador de Ouro! É o primeiro de 6 livros do personagem nesta coleção.

O Homem de Ferro foi criado por Stan Lee, Larry Lieber, Don Heck e Jack Kirby. Este tomo compila as primeiras 8 bandas desenhadas curtas protagonizadas pelo Homem de Ferro na revista norte-americana Tales of Suspense, o que corresponde aos #39-46, publicados entre 10 de dezembro de 1962 (data de capa de março de 1963) e 9 de julho de 1963 (data de capa de outubro de 1963). Comparativamente com os primeiros números das diferentes séries publicadas nesta coleção, este terá, então, material publicado após o início das séries de Quarteto FantásticoHulkHomem-Aranha mas antes do início de X-MenVingadoresDemolidor e Capitão América (este último, no que toca às estórias a solo na denominada Era de Prata).

Tal como tínhamos explanado no artigo dedicado ao volume anterior, Tales of Suspense foi uma revista antológica, a qual iniciou a sua publicação em 2 de setembro de 1958 (data de capa de janeiro de 1959), sendo a sua primeira fase constituída por banda desenhada de ficção científica. Com o seu #39, há uma grande mudança. A primeira BD desse número conta a origem do Homem de Ferro e, a partir de então, a primeira banda desenhada curta da revista contará sempre com a presença de Tony Stark, inclusivamente quando os contos do Vigia se tornam uma presença regular (#49-58) ou quando passa a dividir o protagonismo da revista com o Capitão América, cada um com a sua história curta a solo (#59-99). O #99 da revista foi publicado em 30 de novembro de 1967 (data de capa de março de 1968).

A revista Tales of Suspense, em 2 de janeiro de 1968 (com data de capa de abril de 1968), seria reintitulada no seu #100 Captain America, tornando-se a primeira revista em nome próprio do Capitão na Era de Prata, passando-lhe a ser totalmente dedicada.

Quanto ao Homem de Ferro, também ganharia a sua revista após ter direito ao primeiro one-shot da Marvel, intitulado Iron Man and Sub-Mariner, no mesmo dia em que Captain America #100 foi lançado. Na verdade, esse número continha 2 BD a solo de cada um dos personagens, Homem de Ferro e Namor. Recorde-se que Namor, até dezembro de 1967, dividia a revista Tales to Astonish com o Hulk. No entanto, no dia 9 de janeiro de 1968, uma semana após Captain America #100, a Tales to Astonish foi renomeada The Incredible Hulk a partir do #102, passando o Hulk a ter direito novamente a uma revista a solo, após o cancelamento da série 5 anos antes.

Desse modo, no dia 1 de fevereiro, não só Namor ganharia a sua própria revista, intitulada Sub-Mariner, como tal sucedeu também com o Homem de Ferro no mesmo dia, com Iron Man (inicialmente designada como The Invicible Iron Man).

No entanto, os 6 volumes desta coleção não chegarão a essa fase, sendo a última BD extraída do 6.º volume do Homem de Ferro desta coleção recolhida de Tales of Suspense #86.

Neste volume, para além da origem do Homem de Ferro, conhece-se a primeira armadura do Homem de Ferro (que, à semelhança da pele do Hulk, muda de cor no segundo número), bem como algumas personagens como Pepper Potts e Happy Hogan. Nenhum dos novos antagonistas que figuram no volume se tornaria muito importante no Universo Marvel, sendo alguns exemplos exemplos Kala, Nevasca ou o Anton Vanko. No entanto, este último seria o primeiro de vários personagens que personificariam o Dínamo Escarlate na vida de Tony Stark.

Muitas destas estórias foram sendo revisitadas ao longo dos tempos, completadas, ligeiramente alteradas ou com novo material a ser produzido que tem lugar cronologicamente antes ou entre as diferentes estórias. 

Heck desenharia 5 das bandas desenhadas (#39, 42, 44-46) cabendo as restantes a Jack Kirby (#40-41,43). Lieber apenas participaria com o irmão Lee na primeira banda desenhada, cabendo as restantes a Lee com Robert Bernstein.

Eis as capas originais:

Para mais pormenores, ver o vídeo:

Para subscreveres o canal DOC DOC TV, clica aqui.

Coleção Clássica Marvel vol. 8: Homem de Ferro 1 – O Vingador de Ouro!
STAN LEE, LARRY LIEBER, ROBERT BERNSTEIN, DON HECK, JACK KIRBY
Editora: Luppa
Páginas: 132, a cores
Encadernação: capa mole
Dimensões: 17 x 26 cm
PVP: 8,95€

Deixa um comentário