Desenhos à Margem, de Simanca

Desenhos à Margem, de Simanca

Os cartoons de Osmani Simanca.

Como é habitual, a Cartoon Xira 2022 conta com uma mostra paralela de um autor convidado. Este ano, trata-se do autor cubano, naturalizado brasileiro, Osmani Simanca.

E, como também é hábito, a chancela editorial Documenta, em parceria com a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, edita o álbum que documenta essa mostra, designado Desenhos à Margem.

Eis a sinopse da editora:

“As condições de Osmani Simanca estão à nossa vista: é um excelente cartoonista com grande habilidade cromática. As suas virtudes são: um supremo sentido de humor, uma ironia compassiva e uma percepção dos acontecimentos, sejam felizes ou tristes, que temos de vivenciar. A integração das condições e das virtudes transformou-o numa importante referência do jornalismo continental, numa profissão onde nem sempre se ganha amigos.” – Hermenegildo Sábat
“A par com os Cartoons do Ano, a presença de um cartoonista internacional na Cartoon Xira é já uma componente essencial desta grande mostra dedicada ao desenho humorístico e mordaz. […] Através da Cartoon Xira, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira continua a divulgar o que de melhor se faz à escala nacional e internacional no âmbito do cartoon.” – Fernando Paulo Ferreira

Osmani Simanca nasceu em 1960 em Santa Clara, Cuba. Formou- se na Academia de Belas-Artes San Alejandro e no Instituto Superior de Arte em Havana. Começou a sua carreira em 1975, no jornal humorístico Dedeté no seu país natal. Foi cartoonista editorial do jornal A Tarde (2002-2017), em Salvador, Bahia, Brasil. Em 1994 recebeu a Distinção pela Cultura Nacional do Ministério de Cultura da República de Cuba. Em 1995 mudou-se para o Brasil, onde se naturalizou brasileiro. Os seus desenhos têm sido publicados em inúmeras revistas e jornais de todo o mundo. Entre os seus prémios destacam-se: Primeiro Prémio Perenquén de Oro, VII Bienal de Caricatura y Dibujo Humorístico de Tenerife, Ilhas Canárias, Espanha (2002); Primeiro Prémio (Gag Cartoon), World Press Cartoon 2009, Sintra, Portugal (2009); Terceiro Prémio, The United Nations Correspondents Association, Ranan Lurie Political Cartoon Award for the Year, Nova Iorque, EUA (2005-2010); Prémio de Jornalismo Vladimir Herzog de Amnistia e Direitos Humanos (categoria Artes), São Paulo, Brasil (2017).

Desenhos à Margem
Osmani Simanca
Editora: Documenta
Páginas: 128, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 17 x 21 cm
ISBN: 9789895680184
PVP: 15,00€

Deixa um comentário