Segundo tomo com os cartoons de Luís Louro.

Em 2020, quando a epidemia de COVID-19 se instalou em Portugal e originou o primeiro confinamento, muitos foram os autores nacionais e estrangeiros de banda desenhada que colocaram a sua criatividade ao serviço da temática da pandemia. Alguns desses trabalhos foram, inclusivamente, compilados e publicados em livro no nosso país.

Um dos autores que também se dedicou a esse trabalho foi Luís Louro, que publicou originalmente no facebook uma série de cartoons que designou de Os Covidiotas, tendo esse material sido publicado pela Ala dos Livros em maio de 2021.

Por essa altura, Louro já tinha regressado à série no facebook com o subtítulo Segunda Vaga. É este material, que se iniciou com o segundo confinamento, que é coligido num novo álbum pela editora.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse:

Quando 2020 chegou ao fim, todos pensámos que o pior da pandemia já tinha passado. Afinal, as vacinas tinham chegado, Trump perdera as eleições, o papel higiénico tinha sido reposto nas prateleiras dos supermercados e, em breve, todos poderíamos voltar à nossa vida normal. Mas a história dá muitas voltas e o mundo (no qual se inclui este pequeno país à beira mar plantado) assistiu durante o ano de 2021 a mais uns quantos episódios hilariantes: a invasão do Capitólio, a competição pelas vacinas, a proibição de venda de livros nos quiosques portugueses, os restaurantes em take-away… A que se juntaram outra dose de confinamento e umas quantas vagas sucessivas da dita pandemia. Com o regresso destas situações pandémicas hilariantes, Os Covidiotas voltam ao ataque. Inicialmente publicadas na sua página de Facebook, as tiras de Os Covidiotas, uma criação do autor Luís Louro, estão agora integralmente reunidas em dois álbuns, com edição da Ala dos Livros.

Luís Louro nasceu em Lisboa em junho de 1965. Depois de ter terminado o ensino secundário, e desde sempre apaixonado pelas artes gráficas e pela imagem, ingressou na Escola António Arroio onde completou o Curso de Meios Audiovisuais. A sua incursão na BD remonta a 1980, ano em que com António José Simões (Tozé Simões), cria pequenas histórias, algumas das quais viriam a ser publicadas em diversos fanzines entre 1985 e 1990. E é a 1 de abril de 1985 que Luís Louro vê pela primeira vez editada uma história sua numa revista de publicação regular: “Estupiditia II” surgia nas páginas do Mundo de Aventuras (revista, à época, coordenada por Jorge Magalhães). Sucedem-se a partir daqui as publicações “profissionais” no Diário Popular, Jornal Júnior ou em O Mosquito (5.ª série). Seria aliás no Sábado Popular, um suplemento do jornal Diário Popular, que viria a estrear-se, em Outubro de 1985, a série Jim del MónacoSegue-se, em 1989, o primeiro álbum da série Roques & Folque, regressando esta parceria à série Jim del Mónaco em 1991, 2015 e 2017. A partir de 1994, ano de lançamento de O Corvo, Luís Louro assume os argumentos e assina sozinho álbuns como Alice (1995), Coração de Papel (1997), Cogito Ego Sum I (2000), Cogito Ego Sum II (2001). Esta carreira a solo seria, no entanto, pontuada por colaborações com diversos argumentistas, como Rui Zink (O Halo Casto – 2000), João Lameiras e João R. Santos (Eden 2.0 – 2003), Nuno Markl (O Corvo – O Regresso – 2003) ou Rosa Lobato de Faria (ABC das Coisas Mágicas). Já em Watchers (2018) e Sentinel (2019), Luís Louro voltaria aos argumentos a solo. Ao longo da sua carreira Luís Louro ganhou vários e importantes troféus, tendo integrado, em 1998, a comitiva “Perdidos no Oceano”, que constituiu a representação de Portugal enquanto país convidado no 25.º Festival Internacional de Angoulême. Em 2020, Luís Louro ingressa no catálogo da Ala dos Livros, com a publicação de O Corvo – Inconsciência Tranquila e a reedição de Alice (na Cidade das Maravilhas), publicando esta editora no ano seguinte Os Covidiotas e O Corvo vol. 5: Inimigos Íntimos.

Para mais pormenores, ver o vídeo:

Para subscreveres o canal DOC DOC TV, clica aqui.

Os Covidiotas: Segunda Vaga
Luís Louro
Editora: Ala dos Livros
Páginas: 80, preto e branco
Encadernação: capa mole
Dimensões: 230 x 210 mm
ISBN: 978-989-53275-7-7
PVP: 11,90€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.