De Marco Calhorda e Daniel Maia.

Marco Calhorda estreia-se como argumentista de banda desenhada com o álbum Operação Goa, o primeiro de uma trilogia denominada CoBrA, cabendo a Daniel Maia a sua ilustração.

Esta obra de ficção baseia-se em factos reais, centrando-se na figura histórica de Jorge Pereira Jardim (1919-1982), agente secreto português. O primeiro volume, como o título indica, foca-se nas ações de Jardim em Goa após a intervenção militar realizada pelas Forças Armadas da Índia em dezembro de 1961, a qual terminou com o domínio português do território.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Os ventos da descolonização começam a soprar. Portugal está presente na India há mais de 450 anos, mas tem uma dificuldade crescente em defender o território situado a mais de 8 mil quilómetros de distância da Metrópole. Por um lado, os recursos materiais e humanos são escassos; por outro o governo português, sob a orgulhosa administração salazarista, recusa adaptar-se aos novos tempos.
CoBrA – Operação Goa é uma obra de ficção que ressalva a ambição e redenção humanas. Enquadrada no contexto histórico da invasão de Goa, a narrativa centra-se na intervenção do CoBrA, a agência secreta liderada pelo controverso Jorge Jardim, para forçar a abertura de canais de comunicação entre os vários intervenientes desta história, na coação dos poderes políticos, incluindo os de Portugal, a abandonarem considerações imediatistas e oportunistas e, por fim, no engendrar do repatriamento dos prisioneiros portugueses detidos Goa.

Marco Calhorda, natural de Moçambique, onde nasceu em 1975, começou a sua carreira a escrever para a Bloomberg News em Londres, mas, com o tempo, passou para a ficção. As suas histórias geralmente levam-no aos lugares da sua juventude, tal como Moçambique e outras ex-colónias portuguesas, tecendo narrativas sobre manipulação política e intriga de espionagem em torno de eventos históricos importantes. Operação Goa marca a sua estreia em BD, a primeira parte da trilogia CoBrA.

Daniel Maia, nascido em Lisboa, em 1978, é um autor de banda desenhada e ilustrador publicitário, com duas décadas de experiência. A sua atividade no sector estende-se a várias outras vertentes, como a formação. Foi distinguido com um Prémio da Crítica Especializada para Autor Revelação (1995) e na Busca Mundial de Talento da Marvel Comics (2009), entre outros. Trabalhou no mercado internacional através da Platinum Studios, Dark Horse Comics, entre outras editoras.

Para mais pormenores, ver o vídeo:

Para subscreveres o canal DOC DOC TV, clica aqui.

CoBrA: Operação Goa
MARCO CALHORDA, DANIEL MAIA
Editora: Arte de Autor
Encadernação: capa dura com sobrecapa
Dimensões: 21 x 27 cm
ISBN: 978-989-53275-4-6
PVP: 16,50€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.