BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

Wild West

Título original: Wild West
Argumento: Thierry Gloris
Desenho: Jacques Lamontagne
Cores: Jacques Lamontagne
Datas de publicação: 2020 – Presente
Edição original: Dupuis
País: Bélgica

Wild West é uma série western de estilo realista, escrita pelo francês Thierry Gloris e desenhada pelo canadiano Jacques Lamontagne.

As histórias decorrem após a Guerra da Secessão norte-americana e são ambientadas no género Western, numa narrativa crua e realista, longe dos clichés de Hollywood, e que nos mostra o avanço imparável dos americanos e da “civilização” em direcção ao Oeste Selvagem.

Com este pano de fundo, temos então a história de duas lendas do Faroeste: Martha Cannary (Calamity Jane) e Wild Bill Hickok. A vida de ambos segue paralela ao longo da série, cruzando-se aqui e ali, servindo tanto para nos mostrar uma galeria de personagens secundários notável e umas quantas outras figuras lendárias deste período, como para nos fazer mergulhar no dia a dia áspero e violento daqueles que arriscavam a vida a desbravar e colonizar os territórios do Oeste americano.

O traço realista e inspirado de Jacques Lamontagne casa na perfeição com a narrativa de Thierry Gloris neste fresco monumental que nos leva das vastas planícies do Utah, passando pelos bordéis sórdidos de Omaha, aldeias de índios Lakota no Wyoming ou estaleiros cobertos de neve no Nebraska, onde o caminho de ferro se constrói com o custo da vida de milhares de trabalhadores.

Cada vinheta apresenta-nos uma imagem do Oeste Selvagem longe do romantismo a que nos habituaram. Um período da história americana onde, apesar da beleza dos grandes espaços a céu aberto, o homem parece comportar-se como uma criatura selvagem, entregue apenas aos seus instintos básicos. E os desenhos de Lamontagne conseguem representar com sucesso este lado negro do comportamento humano em conjunto com uma impressão de extensas paisagens repletas de poeira que ajudam à atmosfera opressiva da narrativa.

Publicações em Portugal

Volume original: 1
Título originalCalamity Jane
Data da publicação original: 24 de Janeiro de 2020
Título traduzido: Calamity Jane
Editora nacional: Ala dos Livros
Data da publicação nacional: 2021
Sinopse e antevisão: aqui

Volume original: 2
Título originalWild Bill
Data da publicação original: 5 de Março de 2021
Título traduzido: Wild Bill
Editora nacional: Ala dos Livros
Data da publicação nacional: 2022
Sinopse e antevisão: aqui

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

SOBRE O AUTOR |

Francisco Pedro Lyon de Castro
Francisco Pedro Lyon de CastroColaborador
Amante da literatura em geral, apaixonado pela BD desde a infância, a sua vida adulta passa-a toda rodeado de livros como editor. Outra das suas grandes paixões é o cinema e a sua DVDteca.