O terceiro volume da saga de Eyren Caeli

Crónicas de Enerelis é uma série de banda desenhada da autoria de Patrícia Costa. Inspirada no grafismo manga, a série começou a ser planeada entre 2008 e 2015, começando a ser materializada em 2018. Depois de duas campanhas de crowdfunding bem sucedidas, para a edição do Volume 01 – Prelúdio e Volume 02 – Sangue, chega-nos agora o terceiro volume intitulado Sombras.

Na sequência dos eventos dos volumes anteriores, o protagonista Eyren Caeli continua a  viagem com os seus companheiros. Duas novas missões e poderes desconhecidos vão confrontá-los e pôr à prova tudo aquilo que julgavam conhecer. Afinal, atrás de cada um deles existe um lado que ninguém conhece. Por vezes, nem eles próprios. A magia, a aventura e os desafios estão de regresso, e, neste volume, será possível conhecer mais um pouco deste território, tal como novos povos.

O lançamento oficial ocorreu no passado dia 30 de abril no IlustraBD, no Barreiro. Brevemente, a autora também estará presente no Iberanime LX (FIL, dias 21 e 22 de Maio), e no XVII Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse:

Enerelis é um dos três mundo paralelos à Terra. Em paz há catorze anos, é povoado por diversas raças e criaturas que nasceram graças à existência de duas forças opostas, Nox e Aether, atribuindo aos seus habitantes capacidades extraordinárias.
Eyren, Liriah e Sebeth continuam a sua formação de maegian e irão deparar com mais dois desafios que porão à prova todas as suas forças. E é nessas forças que os três companheiros irão encontrar poderes surpreendentes, que julgavam desconhecer. No entanto, esses poderes trazem consigo um reverso que colocará em dúvida todas as suas certezas: qual será o verdadeiro lado de um Permitido?

Patrícia Costa
Quando descobriu que era giro ilustrar os textos à margem dos manuais de Português, Patrícia Costa passou a dedicar grande parte do tempo livre a rabiscar os restantes manuais escolares. Mas é nos livros de histórias das bibliotecas, pelos quais se apaixona bem cedo, que encontra um manancial de mundos e personagens prestes a ser descobertos.
Após ter iniciado os seus estudos em Artes no Ensino Secundário, ingressa no ISCTE, onde termina o Curso de Arquitectura, actividade à qual esteve ligada nos nove anos seguintes.
No entanto, a chama que nascera do amor entre o desenho e a escrita nunca ficara extinta e, em 2018, encontra a oportunidade de ver os seus mundos a ganhar vida: frequenta o 1.º Curso de Iniciação à Arte Sequencial, ministrado pela ilustradora Susana Resende, com apoio do artista Daniel Maia. Nesse ano, vence o 1.º Prémio na Categoria A+ no Concurso Nacional de BD, pelo AmadoraBD.
Em 2019, fica em 3.º lugar no 13.º Concurso Nacional de BD pelo BDTeca de Odemira; participou nos números 0, 1 e 3 do fanzine Outras Bandas, editado pelo Colectivo Tágide, com BD curtas, sendo uma delas vencedora do Prémio na Categoria de Melhor Obra Curta nos XVII Troféus Central Comics, em 2020. Fez também a arte de “Posse”, uma história para a revista H-Alt #9, com argumento de Penim Loureiro. Em 2020, volta a arrecadar o 3.º lugar no Concurso Nacional de Banda Desenhada do BDTeca de Odemira.
Entre outras colaborações, participou na antologia Virar a Página, que reuniu diversos argumentistas e desenhadores, visando recolher apoios para a Associação CAIS.

Os interessados devem contactar a autora através do e-mail cdenerelis@gmail.com, no facebook @enerelis ou no instagram @cdenerelis. A mesma informa que até ao dia 12 de junho, todos os volumes editados até à data contam com preços e packs com desconto.

Crónicas de Enerelis 03 – Sombras
PATRÍCIA COSTA
Editora: Patrícia Costa (autoedição)
Páginas: 210, a preto e branco
Encadernação: capa mole
Dimensões: 17 × 26 cm
PVP: 22,00€

SOBRE O AUTOR |

Rodrigo Ramos
Rodrigo RamosAdministrador
É administrador do site. Licenciado em Informática, agrega no Bandas Desenhadas dois mundos que adora - a web e a banda desenhada.