Little Tulip, de Charyn e Boucq

Little Tulip, de Charyn e Boucq

A obra anterior a New York Cannibals.

Em 2020, a publicação nacional de New York Cannibals, da autoria de Jerome Charyn e François Boucq, foi concomitante com o lançamento da obra no mercado francófono. Nessa obra, os autores regressaram ao universo de Little Tulip, avançando cronologicamente 20 anos na estória.

Atendendo a que Little Tulip (lançada originalmente em 7 de junho de 2014 pela editora belga Le Lombard) se encontrava ainda inédita em Portugal, a Ala dos Livros anunciou, na altura, a edição nacional dessa obra no ano seguinte. Com um ano de atraso relativo aos planos iniciais, Little Tulip tem direito finalmente à sua edição portuguesa este mês.

Para os que já leram New York Cannibals, preparem-se então para regressar 20 anos na narrativa. Para os que não o fizeram, Little Tulip será então um excelente ponto de partida para entrarem neste universo dos autores. Entretanto, já escrevemos sobre a edição nacional de Little Tulip nas Melhores LeR em abril de 2022.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Little Tulip é uma história de sobrevivência e de vingança pessoal, que se desenrola ao ritmo de misteriosos assassinatos que ocorrem em Nova Iorque. Mas Little Tulip é, também, a história da vida de Pavel, vinte anos antes dos acontecimentos de New York Cannibals. Feito prisioneiro ao mesmo tempo que os seus pais, a infância de Pavel chega ao fim quando, aos sete anos de idade, descobre o inferno do Gulag. Separado dos seus, é forçado a absorver as regras que regem o seu novo universo: a violência permanente e o poderio absoluto dos chefes dos gangues. Convertido num temível lutador, Pavel consegue sobreviver como tatuador graças ao que aprendera com o pai e às lições do seu novo mestre de desenho. Com o decorrer dos anos, a fama de Pavel estende-se a todos os campos e o seu talento torna-se uma lenda.

Jerome Charyn
A obra de Jerome Charyn, prolífica, impressionante e recompensada com numerosos prémios, é caraterizada por uma escrita única e por um universo fabulosamente pessoal. Impregnadas pela cidade de Nova Iorque, onde o autor nasceu em 1937, as suas obras põem em evidência uma cidade onde abundam ruas misteriosas, recantos secretos e bairros sombrios… Originário do Bronx, Jerome Charyn conduz-nos, através de ruelas e travessas, entre desequilíbrio e caos, por zonas muitas vezes policiais e por vezes autobiográficas. Mestre incontestado do romance policial (Blue Eyes, Marilyn the Wild, Citizen Sidel), Charyn parte em busca do “Sonho Americano” e de todos aqueles que lhe dão forma: traficantes, polícias, imigrados, políticos desonestos, almas solitárias…, contando a história dos condenados e dos proscritos da cidade que nunca dorme. Boca do Diabo, A Mulher do Mágico Little Tulip, realizados em colaboração com François Boucq, não escapam a esta regra. Escritor humanista e talentoso, Jerome Charyn é também autor de numerosos romances (Darlin’ Bill, Metropolis, etc.), ensaios e novelas. Considerado por muitos como um dos escritores mais importantes da literatura americana contemporânea, surpreende-nos a cada obra.

François Boucq
Nasce em França, em 1955. Embora tenha iniciado a sua carreira na ilustração de imprensa, com caricaturas para revistas tão conceituadas como Le Point, L’Expansion ou Privé, é na banda desenhada que François Boucq virá a ganhar notoriedade. Da sua experiência anterior, retém o gosto acentuado por rostos expressivos e o desenho minucioso, enaltecido por um sentido excepcional de enquadramento e de “mise en scène”. Conhecido pelas suas narrativas humorísticas, nas quais o absurdo rivaliza muitas vezes com a paródia, cria o personagem Jérôme Moucherot, um agente de seguros um pouco diferente dos outros, que percorre a selva da existência com um fato leopardo. Dotado de uma capacidade de trabalho fora do comum (chegou a desenhar duas pranchas por dia, sem nunca abdicar da qualidade que é apanágio da sua reputação), François Boucq põe facilmente de lado o humor para se dedicar a narrativas mais realistas. Adapta assim o romancista americano Charyn (A Mulher do Mágico, Boca do Diabo, Little Tulip), explora o western com Jodorowsky nas páginas de Bouncer, ou os serviços secretos do Vaticano com Sente em O Guardião. Herdeiro direto de Giraud, Boucq abriu portas no desenho realista. Ao longo dos anos, esta síntese entre caricatura e rigor, clareza e precisão, deu origem a um estilo único, que permite a Boucq revisitar todos os géneros de narrativa com a mesma vivacidade.

Para mais detalhes, ver vídeo:

Para subscreveres o canal DOC DOC TV, clica aqui.

Little Tulip
François Boucq, Jerome Charyn
Editora: Ala dos Livros
Páginas: 96, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 235 x 310 mm
ISBN: 978-989-54726-3-5
PVP: 24,00 €

One thought on “Little Tulip, de Charyn e Boucq

Deixa um comentário