De Catarina Sobral.
Toi Toi Toi, da autoria de Catarina Sobral, foi lançado pela Orfeu Negro em abril, na sua coleção Orfeu Mini, dedicada aos mais novos. Trata-se de uma narrativa visual que se encaixa perfeitamente na nossa definição de banda desenhada, incluindo inclusivamente alguns dos signos deste meio. No entanto, é (mais) uma obra que poderá ser útil em contextos que nos quais se pretenda explorar as diferenças entre banda desenhada e livro ilustrado, de modo a burilar definições, rever conceitos e promover uma saudável discussão sobre os limites ou fronteiras entre um e outro, desde que não tenha como único objetivo uma (vã) classificação.
Mais importante que a curiosidade pós-narrativa sobre diferentes formas curiosas de desejar boa sorte no meio do teatro e ao esforço consciente em elaborar uma narrativa inclusiva, a obra levanta duas questões. Por um lado, a importância de um trabalho de equipa, não equivalendo um trabalho em conjunto ao somar dos seus componentes individuais, independentes uns dos outros. Por outro, a todos nós termos características que nos tornam únicos e, portanto, tal ser tornado visível nesta obra através das diferenças artísticas entre os intervenientes, não significando, contudo, que uns pontos de vista estejam certos e outros errados.
Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:
Eis a sinopse da editora:
Dá azar desejar boa sorte antes de um espectáculo. Sabiam? A Noa, o Óscar, a Khadija, a Sara e o Cheng são amigos e querem fazer um espectáculo. Cada um tem a sua ideia. Escrevem, ensaiam e nem sempre se entendem. Mas, diferenças artísticas à parte, tudo é possível! O novo álbum da premiada ilustradora Catarina Sobral convida-nos a entrar em cena com uma história inclusiva e divertida sobre o universo do teatro, a importância do trabalho de equipa e, também, da amizade. Preparados? Luzes, pano e… TOI TOI TOI!
Catarina Sobral nasceu em 1985, em Coimbra. É ilustradora e designer de comunicação, com incursões nas áreas da gravura e do cinema de animação. Entre outras obras, é autora dos livros Greve (Menção Especial no Prémio Nacional de Ilustração 2011), Achimpa (eleito Melhor Livro Infanto-Juvenil pela Sociedade Portuguesa de Autores), O Meu Avô (com ilustrações selecionadas para a Exposição de Ilustradores da Feira do Livro de Bolonha 2014 que receberam o International Illustrators Award) e Vazio (integrante da bedeteca ideal do site Bandas Desenhadas na sua Leitura Recomendada e premiado com um White Ravens em 2014).
Para mais pormenores, ver o vídeo:
Para subscreveres o canal DOC DOC TV, clica aqui.
Toi Toi Toi
CATARINA SOBRAL
Editora: Orfeu Negro
Encadernação: capa dura
Páginas: 40, a cores
Dimensões: 22 x 28,6 cm
ISBN: 9789899071278
PVP: 15,00€
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.