O terceiro volume da série texiana de A Seita.

Em março, A Seita prosseguiu a edição nacional da série italiana Tex Romanzi a Fumetti. Devido à série ser constituída por estórias independentes, a publicação da série no nosso país não respeita a cronologia da série italiana. Deste modo, após ter começado por publicar o 11.º volume italiano, a sua segunda incursão foi o 9.º volume, O Homem das Pistolas de Ouro, e esta terceira publicação é o 6.º volume, O Vingador, da autoria de Mauro Boselli e Stefano Andreucci, publicado originalmente em 16 de setembro de 2017. Registe-se que esta é a primeira parte de um díptico, prosseguindo no quarto tomo da série de A Seita.

Atendendo à tradição em Portugal de adquirir bandas desenhadas de Tex editadas no Brasil, relembra-se que no Brasil a série Tex Romanzi a Fumetti é editada pela Mythos na sua série Tex Graphic Novel, a qual não foi importada para Portugal. Este banda desenhada corresponde ao Tex Graphic Novel #5 da Mythos, com o mesmo título, editado em 2018.

A edição portuguesa apresenta um caderno de extras exclusivo, com uma entrevista a Stefano Andreucci e diversos esboços e estudos enviados expressamente pelo próprio desenhador.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Tex atravessou o Rio Grande em busca de justiça para os assassinos do seu pai. Mas um rancheiro poderoso alia-se com um bando de ladrões de gado, e coloca a sua cabeça a prémio. Procurado por pistoleiros fora-da-lei e xerifes corruptos, Tex Willer procura a ajuda de Juan Cortina, um desperado  que, tal como ele, decidiu fazer justiça pelas suas mãos, numa aventura sem tréguas, que nos leva de volta à juventude do herói!
O Tex de Boselli e Andreucci cavalga a grande velocidade numa clássica narrativa western de vingança, onde o leitor vai encontrar o herói ainda muito jovem, atormentado pela violenta perda do pai. Os autores relatam-nos os eventos que vieram transformar um Tex vingador num fora-da-lei, uma oportunidade de reviver o passado do herói e compreender melhor toda a expressividade e psicologia da personagem, os valores que a moldaram, os homens que o formaram, no fundo a identidade de um justiceiro no seio de um Oeste colossal e épico. Ritmado, frenético e preciso, O Vingador apresenta-nos mais um capítulo do jovem Tex, comprovando que a sua juventude é um território com muito por explorar e cheio de potencial narrativo.

Mauro Boselli, nascido em 1953, é bibliotecário, tradutor e escritor. Começa a colaborar com a Sergio Bonelli Editore como assistente de Gianluigi Bonelli, o criador de Tex. Tal como o seu mestre, Boselli adota como estilo o espírito heroico da aventura clássica e os temas épicos do western. Ao longo dos anos, escreve para inúmeros títulos, assina uma história de Tex com Gianluigi Bonelli e muitas das histórias – hoje, consideradas como clássicos – do ranger. É também creditado pelo “renascimento” de Zagor, e em 2000, com Maurizio Colombo, cria Dampyr. Em 2011, a editora Mondadori publica o seu Tex Willer – Il Romanzo della mia Vita, uma biografia do herói bonelliano em forma de romance (com ilustrações de Fabio Civitelli). Desde 2012, é o editor-responsável de Tex, personagem que continua a escrever com dedicação e empenho. Até hoje, já escreveu mais de trinta e cinco mil páginas de banda desenhada.

Stefano Andreucci nasceu em Roma, em 1962. A sua paixão pelo desenho vem de tenra idade, fruto da leitura de inúmeras séries de que a sua família era fã. Depois de estudos superiores em várias escolas de arte, Andreucci começa a trabalhar nos fumetti em 1986. Desde 1992 que trabalha para a Bonelli, primeiro em Zagor e depois em Dampyr. Em 2003, desenha a sua primeira história de Tex, tendo assinado várias outras ao longo dos anos seguintes. Trabalhou para várias editoras franco-belgas, e em 2018 torna-se num dos desenhadores de Deadwood Dick, série que conta as aventuras do cowboy afro-americano Nat Love, e que transpõe a obra homónima do escritor norte-americano Joe Lansdale para a BD.

Para mais pormenores, ver o vídeo:

Para subscreveres o canal DOC DOC TV, clica aqui.

Tex Álbum vol. 3: O Vingador
MAURO BOSELLI, STEFANO ANDREUCCI
Editora: A Seita
Páginas: 56, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 20 x 28 xm
ISBN: 978-989-53382-4-5
PVP: 14,00€

SOBRE O AUTOR |

Rodrigo Ramos
Rodrigo RamosAdministrador
É administrador do site. Licenciado em Informática, agrega no Bandas Desenhadas dois mundos que adora - a web e a banda desenhada.