O oitavo número do fanzine Outras Bandas.

Após a apresentação do zine Outras Bandas #0 do coletivo Tágide no XV Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja (FIBDB), em junho de 2019, e do lançamento do #1 em novembro daquele ano, integrado no festival Amadora BD 2019, os #2#3 e #4 tinham sido editados em maio e novembro de 2020 e em fevereiro de 2021. Com o #5, em setembro de 2021, o Outras Bandas tinha regressou ao FIBDB e com o #6 ao Amadora BD.

O #7 é o primeiro número de 2022, marcando mais um regresso a Beja. Este número retorna à fórmula especial do #5, sem BD propriamente dita mas sim com a ilustração de personagens da BD portuguesa, através da continuação do projeto Heróis Portugueses do coletivo Tágide.

Este número conta com ilustrações de António Coelho, Daniel Maia, Filipa Lopes, Henrique Gandum, João Raz, Jorge Rodrigues, José Bandeira, Maria João Claré, Mário André, Nuno Dias, Patrícia Costa (responsável também pela ilustração da capa do zine), Rafael Marquês, Rui Serra e Moura, Sérgio Santos, Shania Santos, Susana Resende e Yves Darbos.

Eis a sinopse da editora:

Após ter realizado entre 2020-2021 a iniciativa inédita Heróis Portugueses, em que os autores do colectivo informal Tágide ilustraram tributos aos 100 principais personagens da banda desenhada portuguesa, compilada posteriormente no fanzine Outras Bandas #5 (Setembro de 2021), o grupo retomou o mesmo desafio no 1.º semestre, com uma 2.a ronda do projecto, desta vez celebrando outras 50 das mais famosas personagens da BD nacional, que são reunidas no Outras Bandas #7.
Com personagens bem conhecidas do público, entre figuras clássicas e criações contemporâneas, houve ainda espaço para recordar alguns heróis desaparecidos, assim se procurando cultivar uma memória viva da Arte Sequencial portuguesa e prestar uma justa homenagem aos autores, que desde o século passado trouxeram o sector da BD lusitana até aos mais auspiciosos dias de hoje.
Definitivamente, com 150 heróis de quadrinhos destacados, já não se pode argumentar que a banda desenhada portuguesa não é feita de heróis, como noutros países, ou de que estes pecam em carisma suficiente para se implementar no mercado.
Tal como antes, os critérios de selecção passaram por escolher personagens clássicos, modernos e contemporâneos, e privilegiar o destaque a heróis de apresentação icónica e não tanto a protagonistas de novelas gráficas; razão porque ficaram de fora certas obras fundamentais da BD nacional. Tanto quanto possível, procurou-se ainda seleccionar heróis que tenham constituído uma colecção ou sido publicados/reeditados em vários títulos, assim se legitimando a sua popularidade.
O projecto contou com contributos pela quase totalidade dos membros do colectivo informal: António Coelho, Daniel Maia, Filipa Lopes, Henrique Gandum, João Raz, Jorge RoD! Rodrigues, José Bandeira, Maria João Claré, Mário André, Nuno Dias, Patrícia Costa, Rafael Marquês, Rui Serra e Moura, Sérgio Santos, Susana Resende, Shania Santos e Yves Darbos.
Outras Bandas #7 – Heróis Portugueses II é uma edição independente, respeitadora do Direito de Autor dos criadores aqui representados, que estão inteiramente creditados. O título é lançado no 17.º Festival Internacional de BD de Beja, estando disponível no Mercado do Livro.

Outras Bandas #7
vários autores
Editora: Tágide
Páginas: 32, a preto e branco
PVP: 3,00€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.