O quarto volume da série texiana de A Seita.

Em abril, A Seita prosseguiu a edição nacional da série italiana Tex Romanzi a Fumetti. Devido à série ser constituída por estórias independentes, a publicação da série no nosso país não respeita a cronologia da série italiana. Deste modo, após ter começado por publicar o 11.º volume italiano, a sua segunda incursão foi o 9.º volume, O Homem das Pistolas de Ouro, e a terceira publicação foi o 6.º volume, O Vingador. O quarto tomo de A Seita, Justiça em Corpus Christi, é o 7.º volume italiano, da autoria de Mauro Boselli e Corrado Mastantuono, publicado originalmente em 23 de fevereiro de 2018.

Registe-se que esta é a segunda parte de um díptico, prosseguindo a estória iniciada em O Vingador. Se Boselli se mantém como argumentista, Corrado Mastantuono assume agora as ilustrações após a primeira parte ter sido desenhada por Stefano Andreucci.

Mastantuono, famoso autor de BD Disney (dos seus mais de 150 trabalhos para a BD Disney, cerca de metade encontra-se publicada em Portugal), onde criou o personagem Bombom Sorriso, fundiu, inclusivamente, em 2012, as suas facetas disneyana e bonelliana, com a homenagem da Disney a Tex Willer na história “Bombom em um Ranger em Ação”. Esta foi uma das primeiras histórias que selecionei para ser publicada em Portugal quando iniciei o meu trabalho na Goody, tendo sido publicada na Comix #101 (2014). Foi a primeira de várias BD publicadas no nosso país, dedicadas a essa temática, tendo ainda selecionado as homenagens disneyanas a Dylan Dog (Comix #134, 2015), Nathan Never (Comix #192, 2017) e Martin Mystère (Mickey #10, 2018).

Atendendo à tradição em Portugal de adquirir bandas desenhadas de Tex editadas no Brasil, relembra-se que no Brasil a série Tex Romanzi a Fumetti é editada pela Mythos na sua série Tex Graphic Novel, a qual não foi importada para Portugal. Este banda desenhada corresponde ao Tex Graphic Novel #6 da Mythos, com o mesmo título, editado em 2018.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Tex quer justiça! Acusado injustamente de ser cúmplice de uma quadrilha de ladrões de gado, o jovem vingador deverá enfrentar um bando de pistoleiros protegidos pelo xerife de Corpus Christi. Mas para isso, precisa de aliados. No entanto, em todo o Texas, apenas três homens estão do seu lado e dispostos a ajudá-lo no ajuste de contas final: o seu irmão Sam e os rangers Jim Callahan e Dan Bannion.
Continuação dos acontecimentos narrados em O Vingador, o jovem Tex é obrigado a enfrentar todos aqueles que o acusaram injustamente. Veloz com a pistola, inteligente na estratégia, e rodeado de verdadeiros amigos, Tex apresenta-se soberbo numa trama escorreita, onde Mauro Boselli ainda tem tempo para dedicar um conjunto de páginas que desenvolvem um pouco mais a figura do seu irmão Sam. Visualmente atraente, graças ao excelente trabalho de Corrado Mastantuono e do colorista Matteo Vattani, Justiça em Corpus Christi é mais um belo fresco sobre a juventude de um herói que teima em não envelhecer.

Mauro Boselli, nascido em 1953, é bibliotecário, tradutor e escritor. Começa a colaborar com a Sergio Bonelli Editore como assistente de Gianluigi Bonelli, o criador de Tex. Tal como o seu mestre, Boselli adota como estilo o espírito heroico da aventura clássica e os temas épicos do western. Ao longo dos anos, escreve para inúmeros títulos, assina uma história de Tex com Gianluigi Bonelli e muitas das histórias – hoje, consideradas como clássicos – do ranger. É também creditado pelo “renascimento” de Zagor, e em 2000, com Maurizio Colombo, cria Dampyr. Em 2011, a editora Mondadori publica o seu Tex Willer – Il Romanzo della mia Vita, uma biografia do herói bonelliano em forma de romance (com ilustrações de Fabio Civitelli). Desde 2012, é o editor-responsável de Tex, personagem que continua a escrever com dedicação e empenho. Até hoje, já escreveu mais de trinta e cinco mil páginas de banda desenhada.

Corrado Mastantuono nasceu em Roma em 1962, tendo-se diplomado como desenhador de animação, atividade que vai desenvolver entre 1980 e 1989. Nesse mesmo ano, inicia a sua carreira na banda desenhada na Disney italiana, onde irá realizar cerca de 30 histórias nos primeiros dois anos, criar a personagem Bombom Sorriso (Bum Bum Ghigno, no original) e ganhar o Topolino d’Oro em 1996. Em 1992, inicia a sua colaboração com a Sergio Bonelli Editore, que o lança em Nick Raider, até lhe entregar o desenho das capas desta série policial a partir do número 100 e até ao fecho da publicação. Passa para Magico Vento, e estreia-se em Tex em 2007, passando posteriormente a fazer parte da equipa de desenhadores da série. Atualmente autor de Tex e da Disney, Mastantuono idealizou uma versão humorística do western que pudesse fundir os dois mundos, com “Bombom em um Ranger em Ação”, banda desenhada publicada em Portugal na revista Comix #101 (Goody, 2014).

Para mais pormenores, ver o vídeo:

Para subscreveres o canal DOC DOC TV, clica aqui.

Tex Álbum vol. 4: Justiça em Corpus Christi
MAURO BOSELLI, CORRADO MASTANTUONO
Editora: A Seita
Páginas: 56, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 20 x 28 xm
ISBN: 978-989-53382-5-2
PVP: 14,00€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.