Quaresma, o Decifrador: O Caso do Quarto Fechado

Quaresma, o Decifrador: O Caso do Quarto Fechado

Adaptação da obra de Fernando Pessoa por Mário André.

Mário André aposta na adaptação da novela policiária O Caso do Quarto Fechado, da autoria de Fernando Pessoa, para a banda desenhada, a qual é protagonizada por Abílio Quaresma.

A publicação é realizada através da sua chancela editorial, Kustom Rats, sob a qual tinha editado o ano passado a adaptação para BD de outro romance, dessa feita A Implosão de Nuno Júdice.

Entretanto, está planeada ainda para este ano a edição de um segundo volume protagonizado por Quaresma.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

“Charadas, problemas de xadrez, quebra-cabeças geométricos e matemáticos – alimentava-se destas coisas e vivia com elas como com uma mulher. O raciocínio aplicado era o seu harém.” – Fernando Pessoa
Em Quaresma, o Decifrador – O Caso do Quarto Fechado, somos apresentados a Abílio Quaresma, um médico sem clínica e ávido decifrador de charadas da vida real, que é chamado a consultar um cenário insólito, onde está em causa o suicídio aparente, mas difícil, por degolação, por alguém cuja personalidade ninguém suspeitaria capaz de tal e num quarto fechado por dentro.
Dr. Abílio Quaresma, “o Decifrador,” é uma personagem criada por Fernando Pessoa (1888-1935) há cerca de cem anos, protagonista de novelas policiárias desenvolvidas pelo poeta, um género muito popular nas primeiras décadas do século XX, que era, secretamente, o seu favorito. A escrita das mesmas deu-se durante várias décadas, num conjunto de treze contos – uns mais concluídos e longos do que outros, nos quais a personagem foi transformada numa figura complexa, digna do seu panteão de alter egos.
Numa altura em que é lançada a nível mundial a biografia mais completa de sempre de Fernando Pessoa, a apresentação desta novela policial poderá ser a “ponte” para um conhecimento mais alargado da obra do intemporal poeta português, em que estas novelas representam o lado menos divulgado da sua produção literária.

Para mais pormenores, ver o vídeo:

Para subscreveres o canal DOC DOC TV, clica aqui.

Quaresma, o Decifrador: O Caso do Quarto Fechado (baseada na obra de Fernando Pessoa)
MÁRIO ANDRÉ
Editora: Kustom Rats
Páginas: 68, a preto e branco
Encadernação: capa mole com badanas
PVP: 12,00€

Deixa um comentário