
Na primeira pessoa.
Os vencedores da 3.ª edição dos Prémios Bandas Desenhadas foram anunciados no dia 28 de maio de 2022, tendo a cerimónia de entrega dos Prémios se inserido no XVII Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja.
Durante a cerimónia, em formato de vídeo, os premiados, na primeira pessoa, refletiram sobre a sua metodologia de trabalho e desvendaram um pouco da mesma, seja no que toca a argumento, ilustração e/ou edição, partilhando-a connosco.
Neste vídeo, apresentam-se as imagens transmitidas nessa cerimónia, com declarações dos vencedores portugueses, nomeadamente:
- Sofia Neto: «Terra Queimada», em Querosene (Melhor Melhor BD Curta editada em Antologia)
- Filipe Abranches e Pedro Moura: Umbra #3 (Melhor Antologia)
- André Coelho: Mnemosina (Melhor Ilustração em Obra Nacional)
- Francisco Sousa Lobo: Palácio #3 (Melhor Argumento em Publicação Nacional + Melhor Publicação Nacional com Distribuição Alternativa) e Gente Remota (Melhor Publicação Nacional com Distribuição Comercial)
Os vídeos dos autores premiados foram legendados para a sua transmissão no Festival, tendo-se optado por manter as legendas neste vídeo.
Para subscreveres o canal DOC DOC TV, clica aqui.

Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.