“Com as suas palavras, o Mentiroso cria um mundo…”
Eu, Mentiroso, da autoria dos espanhóis Antonio Altarriba e Keko, editado pela Ala dos Livros é o ultimo volume da “Trilogia do Eu”, a qual se encontra, desta forma, totalmente editada em português. A sessão de lançamento ocorreu no primeiro fim de semana do XVII Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, e contou com a presença dos autores.
Relembra-se que, com a exposição “Altarriba e Keko: Eu, o Perdão e a Fúria”, dedicada ao trabalho conjunto dos citados autores espanhóis, iniciou-se um novo ciclo de exposições resultantes da colaboração do site Bandas Desenhadas com o Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, um ciclo que foi dois anos protelado devido à atual pandemia.
A exposição, patente até ao dia 12 de junho, é a primeira destinada a distinguir autores galardoados com os Prémios Bandas Desenhadas, remontando à 1.ª edição dos referidos Prémios, nomeadamente à única obra estrangeira distinguida com dois Prémios nessa edição – “Eu, Louco”, da autoria de Antonio Altarriba e Keko (Ala dos Livros, 2019). Trata-se de uma banda desenhada que apresenta um equilíbrio exemplar entre argumento e desenho, na qual consta uma importante denúncia social às empresas farmacêuticas, atributos que conquistaram os jurados para a atribuição dos Prémios de Melhor Publicação Estrangeira e Melhor Argumento Estrangeiro. Estes dois Prémios portugueses não passaram despercebidos em Espanha, tendo não só sido divulgados em importantes órgãos de comunicação da imprensa espanhola como originado a realização de entrevistas aos autores a propósito dos mesmos, também publicadas na imprensa do país vizinho.
Dois anos volvidos, nada mais pertinente que iniciar este novo ciclo com uma exposição dedicada ao trabalho conjunto de Keko e Altarriba, acompanhada da presença dos autores no Festival. A exposição é constituída por 27 peças, referentes a 4 obras distintas. A “Trilogia do Eu” é composta pelas bandas desenhadas “Eu, Assassino” (Arte de Autor, 2016), “Eu, Louco” (Ala dos Livros, 2019) e “Eu, Mentiroso” (Ala dos Livros, 2022). O primeiro e terceiro livro da trilogia abordam, respetivamente, o mundo académico e a política.
Para além deste tríptico, expõe-se também o seu trabalho conjunto em “El Perdón y la Furia” (Museo Nacional del Prado, 2017), inédito no nosso país. Esta obra tem como pano de fundo a arte e a crueldade, à medida que um professor universitário tenta localizar os dois quadros perdidos das mitológicas Fúrias, da autoria do pintor José de Ribera, “Lo Spagnoletto”.
A exposição é constituída por três tipologias diferentes de peças ilustradas por Keko, a partir dos argumentos de Altarriba – páginas a lápis selecionadas a partir das quatro obras, páginas impressas (atendendo a todo o trabalho posterior ao lápis ser realizado digitalmente) e, ainda, quatro estudos realizados.
Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:
Eis a sinopse da editora:
As cabeças de três dirigentes políticos aparecem dentro de recipientes de vidro. Tudo aponta para uma vingança política, já que os cadáveres pertencem a proeminentes membros do partido, envolvidos num enorme processo de corrupção, e cujos depoimentos poderiam precipitar a queda do governo em funções.
Adrián Cuadrado, assessor de imagem do partido político no governo, é especializado em contar histórias para manipular consciências e votos e responsável por abrilhantar perfis de candidatos políticos. Mentiroso por vocação, profissão e necessidade conjugal, é senhor de uma vida dupla trocando, quando lhe convém, ou de mulher ou de partido político. A partir do momento em que os cadáveres surgem, a sua vida pessoal colapsa, fustigada pela sua própria ascensão profissional, pelas maquinações que agitam o seio do seu partido e pelos movimentos de uma elite que manobra na sombra e que vai definindo a trajectória de um país onde só existem três leis: a lei da selva, a lei do mais forte e a lei da rolha.
Quem estará por detrás assassinatos? Que ligação têm com uma operação autárquica em torno dos palácios que ameaçam ruir, em pleno centro de Vitória?
Altarriba constrói um argumento denso e profundo que é também uma reflexão sobre o mundo da política, da duplicidade e das falsas aparências. No desenho, depois do negro e vermelho do sangue e do negro e amarelo da loucura, Keko apresenta-nos o negro e verde da mentira. Com a publicação pela Ala dos Livros de “Eu, Mentiroso”, uma história intensa e complexa de intriga política, os autores encerram de forma brilhante a aclamada “Trilogia do Eu”, na qual se insere também a obra “Eu, Louco”, igualmente publicada pela Ala dos Livros.
ANTONIO ALTARRIBA
Escritor, ensaísta e, sobretudo, argumentista reputado, este professor catedrático de Literatura Francesa da Universidade do País Basco obteve, em Espanha, em 2010, o Premio Nacional del Comic com A Arte de Voar, um relato baseado na vida do seu próprio pai, o qual percorre um século da história de Espanha.
Quer como contador de histórias ou como divulgador, Antonio Altarriba é uma figura central na história da banda desenhada espanhola. Em 2016 publica A Asa Quebrada, homenagem à sua mãe e obra que, juntamente com A Arte de Voar, compõem um dos melhores retratos da sociedade espanhola do século XX. Inicia em conjunto com Keko a “Trilogia do Eu”, um retrato sobre comportamentos humanos que aborda em três visões: assassínio, loucura e mentira.
KEKO
Sob este pseudónimo esconde-se José Antonio Godoy, artista madrileno que deu os seus primeiros passos em revistas como Madriz ou Métal Hurlant.
Discípulo de Will Eisner e de Alberto Breccia, este mestre do preto e branco soube desenvolver um estilo próprio caracterizado pelo traço conciso e o uso do negro para criar diferentes atmosferas.
Em 2002, com 4 Botas, obteve o prémio para a Melhor Obra no XXI Saló Internacional del Còmic de Barcelona. Divide o seu trabalho artístico entre a banda desenhada, a ilustração e a publicidade, com publicações em El País, El Mundo, ABD, Rolling Stone ou FHM. Ilustra a “Trilogia do Eu” com recurso à mestria no preto e branco realçados pela introdução de uma cor central a cada volume.
Para mais pormenores, ver o vídeo:
Para subscreveres o canal DOC DOC TV, clica aqui.
Eu, Mentiroso
Antonio Altarriba & Keko
Editora: Ala dos Livros
Páginas: 168, a preto e branco e verde
Encadernação: capa dura
Dimensões: 210 x 270 mm
ISBN: 978-989-9108-03-5
PVP: 24,90€
É administrador do site. Licenciado em Informática, agrega no Bandas Desenhadas dois mundos que adora – a web e a banda desenhada.