Marco Polo vol. 1

Marco Polo vol. 1

O Rapaz que Realiza os seus Sonhos

A Gradiva retorna a publicação da série Descobridores dois anos após a publicação do quarto volume da série. Publicado originalmente pela Glénat no mercado franco-belga em 23 de outubro de 2013, O Rapaz que Realiza os seus Sonhos centra-se nas viagens de Marco Polo, sendo este o primeiro volume de dois dedicados ao mercador veneziano. Com a conceção geral de Christian Clot, o argumento é de Éric Adam e Didier Convard e os desenhos do italiano Fabio Bono.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

1271
Anunciando o entusiasmo e a curiosidade da Renascença pelas viagens e o fascínio pela China, pelos seus costumes e riqueza, o jovem Marco Polo dá início, na companhia do pai e do tio, a um périplo em direção ao império desconhecido do Grande Khan, o imperador mongol da China. Quando regressa, 25 anos mais tarde, o seu relato e as suas descobertas vão revolucionar a imagem do mundo e das viagens ao longo dos séculos seguintes… Absolutamente admirável e por várias razões imperdível. Pela conceção de Christian Clot, ele próprio um explorador. Pelo desenho belíssimo de Fabio Bono, que reconstitui expressivamente os lugares, os costumes, a época. Por ser uma «lição» viva de geografia, história, relações interculturais, da relação com o outro.

Christian Clot (Suiça, 1972) dirige expedições de exploração científica em ambientes extremos no nosso planeta. A sua constante interrogação sobre a capacidade do ser humano de se adaptar ao seu ambiente rapidamente ligou as suas expedições ao trabalho científico. Comunica através de conferências, livros e filmes, pelos quais recebeu vários prémios. Desde sempre fascinado por banda desenhada, é autor de vários livros. Depois de ter estudado para ser comediante trabalhou durante alguns anos como actor e realizador. Apaixonado pelo montanhismo e pelo paraquedismo abandona o palco para se dedicar a expedições em locais com condições climatéricas extremas. Atravessa a  América do Sul por selvas, desertos, montanhas e mares, percorre o Nepal a pé e muitos outros locais sem o recurso a qualquer meio de transporte motorizado  questionando-se constantemente acerca da capacidade que o ser humano tem de se adaptar ao ambiente que o circunda. Cruza regularmente as suas expedições com trabalhos científicos que desenvolve para laboratórios franceses e internacionais quer no que diz respeito à recolha de dados (entomologia, glaciologia,…); quer na recolha de informação no domínio da psicofisiologia nomeadamente acerca do modo como os indivíduos se adaptam e tomam decisões em ambientes extremos. Em 2006, tornou-se, após três tentativas e cinco anos de trabalho de pesquisa, o primeiro homem a entrar no centro das montanhas da Cordilheira na Terra do Fogo, no Chile, uma exploração que lhe valeu vários prémios. Mas o prazer de comunicar e contar histórias nunca o deixou. Em paralelo com o seu trabalho de campo usa vários meios para dar a conhecer o planeta, os seus lugares mais remotos, os seus habitantes e a importância de ir atrás dos sonhos. Realizou  vários filmes e já deu centenas de palestras. Mas foi na escrita que encontrou o meio de expressão perfeito para transmitir a sua visão do mundo. Hoje em dia faz expedições sempre com o objectivo de tornar o mundo mais conhecido incentivando todos, mas sobretudo os mais jovens, a lutar para alcançarem os seus sonhos e a defender o respeito pelo planeta e os seus habitantes. É argumentista de mais de 15 álbuns de banda desenhada na coleção Explora, dos quais a Gradiva editou dois numa coleção com o título Descobridores.

Fabio Bono (n. Sanremo, Itália; 1971) estudou na Escola de Banda Desenhada de Milão. Em 1993, é-lhe atribuído um prémio no Salão internacional de Humor de Bordighera. Desde 1994, trabalha para numerosas editoras italianas e estrangeiras, como Corrierino dei Piccoli, Warner Bros, Stratelibri, Chaosium e Éditions Piemme. Com o argumentista Gino Udina, cria duas bandas desenhadas no ano 2000, The Kingdom e Tao. Entre 2004 e 2007 cria com a sua mulher Marzia oito livros ilustrados infantis de uma série intitulada Nonno Gidio. No mercado francês, em 2009 desenha Confessions d’un Templier para as edições Soleil, que já teve direito a 3 tomos. A série Cathares, iniciada em 2011 para a editora Glénat, concluiu no 3.º tomo. Para a série Explora da Glénat desenhou os dois álbuns dedicados a Darwin e os dois dedicados a Marco Polo.

Para mais pormenores, ver vídeo:

https://youtu.be/O92Bn27YOM8

Para subscreveres o canal DOC DOC TV, clica aqui.

Marco Polo vol. 1: O Rapaz que Realiza os seus Sonhos
Christian Clot, Éric Adam, Didider Convard, Fabio Bono
Editora: Gradiva
Coleção: Descobridores, vol. 5
Páginas: 64
Encadernação: capa dura
Dimensões: 23,4 x 31 cm
ISBN: 978-989-785-148-3
PVP: 18,00€

Deixa um comentário