
O 15.º livro de Clássicos da Literatura em BD.
20000 Léguas Submarinas é a banda desenhada escolhida para inaugurar a 2.ª tranche de livros da série Clássicos da Literatura em BD, editada pela Levoir em parceria com a RTP.
A adaptação para BD deste clássico de Júlio Verne foi publicada originalmente em França em abril de 2018, estando o argumento e ilustrações a cargo, respetivamente, dos italianos Fabrizio Lo Bianco e Francesco Lo Storto, sendo a colorização da responsabilidade do estúdio indiano Minte.
Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:







Eis a sinopse da editora:
20 000 Léguas Submarinas foi publicado pela primeira vez em 1871, o autor o francês Júlio Verne, considerado um dos pais da ficção científica conta a história das descobertas do Professor Pierre Aronnax e dos seus companheiros, do seu criado Conseil e do exímio arpoador Ned Land a bordo do submarino Nautilus pertencente ao enigmático capitão Nemo. Em 1866, quando navios de diversas partes do mundo começaram a naufragar e a sofrer misteriosas avarias, governantes e homens de ciência mobilizaram-se para identificar, localizar e deter o misterioso monstro marinho responsável por tais ataques. Procuravam algo descrito como “comprido, fusiforme, fosforescente em certas ocasiões, infinitamente maior e mais veloz que uma baleia”. Mas a missão não correu conforme os planos, e a besta desconhecida destroçou a fragata que fora em sua captura e onde viajavam o Professor Aronnax, Conseil e Ned, conseguindo sobreviver ao ataque, mas são capturados pelo “monstro”. Neste momento, eles descobrem que na verdade não existe nenhuma criatura, mas sim um gigante submarino, Nautilus, com uma tecnologia que jamais tinha sido vista no mundo. A bordo estão o misterioso Capitão Nemo e os seus companheiros. Nemo recebe os três sobreviventes como parte da sua tripulação, com a condição de que eles nunca mais voltassem para casa, pois o capitão não quer que o seu segredo seja revelado. Sem ter muitas opções, os três homens aceitam o acordo, esperando que em algum momento exista uma possibilidade de fuga ou que o Nautilus seja capturado. E é desta forma que os três começam a navegar pelo mundo submarino, conhecendo lugares e criaturas incríveis, que nunca imaginaram existir. O livro está dividido em duas partes – a primeira, em banda desenhada, tem adaptação e argumento de Fabrizio Lo Bianco e desenhos de Francesco Lo Storto. E, na segunda, há um dossier onde se apresenta o percurso e a obra do autor em questão, numa cronologia cheia de curiosidades e histórias.
20000 LÉGUAS SUBMARINAS (baseada na obra de Júlio Verne)
FABRIZIO LO BIANCO, FRANCESCO LO STORTO
Série: Clássicos da Literatura em BD, vol. 15
Editora: Levoir
Páginas: 64, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 210 x 285 mm
PVP: 13,90€

Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.
Continuo a dispensar,mas com aumentos e ” canibalismo” dos álbuns duplos num só,estão a seguir o rumo que afundou a dc/novelas graficas/Black Label.Deve ser a 1a vez que a numeração não volta ao 1!!!
A Marvel safou se de boa com a aparição da Salvat na época,