A continuação.

Entre setembro de 2020 e outubro de 2021, a Levoir, em parceria com a RTP, publicou 14 livros da série Clássicos da Literatura em Banda Desenhada. Trata-se da versão nacional da série francesa Les grands classiques de la littérature en bande dessinée da Glénat com o periódico Le Monde, com 48 álbuns publicados entre 2016 e 2018. No entanto, os primeiros 14 álbuns da série nacional, para além de 12 livros da coleção francófona, incluíram também, em exclusivo, a edição de duas bandas desenhadas que adaptaram duas obras da literatura nacional, Os Maias de Eça de Queiroz e Amor de Perdição de Camilo Castelo Branco.

Oito meses depois, a Levoir anuncia a continuação da série, com a publicação de mais 16 livros, com um preço individual de 13,90€ (mais 3,00€ que os volumes anteriores, que a editora justifica com o incremento do custo do papel, impressão, combustíveis e transporte).

Estes 16 livros são referentes a 14 clássicos. Isto significa que, ao contrário do que realizaram com Alice no País das Maravilhas (com o dobro das páginas e preço idêntico aos demais), desta vez não vão reunir num único livro os dois tomos francófonos, quando a adaptação do clássico se encontrar dividido em dois livros (como em Os Miseráveis e Guerra e Paz).

Também está anunciada para esta segunda tranche de livros mais uma adaptação de uma obra da literatura nacional, desta feita O Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente.

Apesar de ser uma trivialidade reconhecer que adaptações de clássicos da literatura para álbuns de banda desenhada com um limitado número de páginas resultam quase sempre em obras de fraca qualidade, a verdade é que este tipo de publicações gera a aquisição destes tomos, para além dos habituais leitores de banda desenhada e os que se interessam por clássicos, por potenciais leitores que não são habituais leitores nem de uns nem de outros. Aliás, a própria coleção francófona de 2016 a 2018 já é a 5.ª reencarnação desta coleção, mostrando o sucesso que a mesma tem vindo a ter desde 2008, tendo, inclusivamente, em janeiro de 2022, se iniciado uma 6.ª versão. Em Portugal, o sucesso tornou-se evidente com o facto dos primeiros volumes terem esgotado, sendo cinco deles reeditados este mês também.

Os 16 volumes desta segunda parte da coleção são:

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.