Pele de Homem, de Hubert e Zanzim

Pele de Homem, de Hubert e Zanzim

A edição nacional pela editora A Seita

Já se encontra disponível nas livrarias especializadas a mais recente novidade editorial da editora A Seita, Pele de Homem, de Hubert e Zanzim. Um dos mais premiados romances gráficos franceses recentes, originalmente publicado em 2020, mas que, apesar do seu êxito imenso, chegou ao mercado com um sabor amargo: tragicamente, o escritor Hubert pôs fim aos seus dias uns meses antes, terminando uma carreira brilhante e torturada, em que o autor nunca reconciliou completamente a sua origem, estritamente católica, e a sua homossexualidade crescentemente aceite, mas que sempre lhe deixou uma aura de “exclusão”, e de que Pele de Homem parece ser o manifesto, com um final que clama pela “aceitação” e por uma atitude de tolerância.

Pele de Homem foi escolhido para representar a França na Noite da Literatura Europeia, um evento organizado pela Representação da Comissão Europeia, uma viagem pela cultura europeia, com excertos de obras de 13 países lidos e encenados durante uma noite, no passado dia 4 de junho.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

“Nós, as mulheres da nossa família, temos um grande segredo. Possuímos uma pele de homem. Chamamos-lhe Lorenzo. Uma vez vestida, ninguém duvidará de que és um rapaz.”

Assim começa um dos mais notáveis e premiados romances gráficos da banda desenhada contemporânea, uma fábula que coloca em cena temas universais como o género, a compaixão ou a sexualidade, levando o leitor a questionar ao mesmo tempo o seu conceito de moralidade, e a seguir esta busca intemporal, nobre, e louca, pelo amor.


Bianca, uma jovem que vive na Itália renascentista, está noiva de Giovanni, destinada a um casamento com uma família abastada que os seus pais lhe arranjaram. Mas descobre que as mulheres da sua família têm um segredo, uma “pele de homem” que lhe permite transformar-se em homem. Munida desse objecto mágico e transgressor, irá descobrir o mundo masculino fechado às mulheres da época, e na busca de conhecer aquele que lhe está prometido como marido, irá também descobrir o amor entre homens, bem como o seu desejo como mulher, e todas as alegrias, frustrações e tristezas que esse amor e esse desejo podem trazer… Bianca vai ser o espelho em que o leitor contemporâneo poderá ter uma perspectiva diferente sobre sexo e género, numa história de amor louco e libertador.

Hubert foi uma das estrelas da BD francesa recente. Nascido numa família católica tradicionalista, que nunca tolerou a sua homossexualidade, sofreu por isso de uma depressão profunda durante a sua infância, depressão que sublimou nas obras que escreveu, em que colocou em cena “monstros e personagens marginais”. Iniciou a sua carreira escrevendo histórias para publicações mais independentes, mas rapidamente se tornou num argumentista de sucesso. Hubert suicidou-se pouco antes do lançamento de Pele de Homem, o seu maior sucesso de sempre.

Zanzim (Frédéric Leutelier), é um desenhador de BD francês, e um dos mais frequentes colaboradores do escritor Hubert. O seu estilo cartunesco, algo naïf, inspirado em autores como Quino ou Sempé, granjeou-lhe fama em álbuns diversos, mas foi com Pele de Homem que o público acabou por descobrir a riqueza da sua obra.

Para mais informações, ver o vídeo:

https://youtube.com/watch?v=AP04bdmK3wQ%3Fversion%3D3%26rel%3D1%26showsearch%3D0%26showinfo%3D1%26iv_load_policy%3D1%26fs%3D1%26hl%3Dpt-PT%26autohide%3D2%26wmode%3Dtransparent

Para subscreveres o canal DOC DOC TV, clica aqui.

Pele de Homem
HUBERT & ZANZIM
Editora: A Seita
Páginas: 160, a cores
Dimensões: 21 x 28 cm
ISBN: 978-989-53382-9-0
PVP: 28,00€

Deixa um comentário