A história da bomba atómica
A Bomba, com argumento de Didier Alcante e Laurent-Frédéric Bollée e ilustrações de Denis Rodier, é uma obra multipremiada, originalmente publicada em 2020 pela Glénat, que aborda a história da bomba atómica.
A edição nacional é da Gradiva e é composta por dois volumes.
O livro apresenta a história da bomba atómica, desde a descoberta do urânio até 6 de agosto de 1945, quando foi lançada sobre Hiroshima. Sendo uma verdadeira saga de cerca de 480 páginas, os álbuns contam os bastidores e os personagens principais deste acontecimento histórico, que, em 2020, tinha ocorrido há 75 anos. Das minas de urânio de Katanga ao Japão, passando pela Alemanha, Noruega, Rússia e Novo México, o leitor descobre uma sucessão de factos, da ciência à política, do trivial ao singular.
Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:
Eis a sinopse da editora:
Como um Guerra e Paz da BD!
No dia 6 de agosto de 1945, Hiroxima desaparece pulverizada por uma bomba atómica. Um acontecimento histórico e trágico que põe fim à guerra e leva a humanidade a entrar numa nova era. Em que contexto foi criada a bomba? Como foi tomada a decisão de a lançar? E porquê sobre Hiroxima?
Quais foram os principais actores – ilustres ou desconhecidos – desta tragédia.
Quais foram as consequências da explosão? O que sofreram as vítimas? Com a leitura desta obra, o leitor assiste a tudo! Das minas de urânio do Katanga até ao Japão, passando pela Alemanha, a Inglaterra, a Noruega, a URSS e os Estados Unidos; dos laboratórios de Los Alamos aos bombardeiros do Pacífico, eis… A TERRÍVEL VERDADEIRA HISTÓRIA DA BOMBA ATÓMICA! Hoje ainda mais arrepiante. Que alguns parece quererem continuar a escrever…
Do Posfácio: «Contada com um rigor histórico e científico em que nos empenhámos totalmente. A única excepção nesta obra à autenticidade histórica são os personagens de Naoki Morimoto, a família e a menina, que saíram da nossa imaginação. Foram construídos para representarem aos nossos olhos a população japonesa, vítima inocente, da época. São os nossos Japoneses Desconhecidos, para retomar a famosa imagem do Soldado Desconhecido.”
Saberá o leitor, que por um estranho fenómeno químico-físico, no momento da explosão a sombra de um homem ficou gravada para sempre num degrau da escadaria do Banco Sumitomo.
Alcante é coautor da série Rani com Jean Van Hamme (ed. Le Lombard). Escreveu um tomo de XIII Mystery para François Boucq. É também o argumentista de várias séries da Dupuis (Pandora Box) e da Glénat, incluindo Ars Magna e Lao Wai em co-autoria com LF Bollée. O facto de ter ficado profundamente marcado pela sua visita ao memorial de Hiroshima aos onze anos e de ter acumulado uma enorme quantidade de documentação sobre o assunto desde essa altura, está na origem do projeto A Bomba em coautoria com LF Bollée. Vive na Bélgica.
Laurent-Frédéric Bollée nasceu em 1967 em Orléans. Assinou o seu primeiro contrato de roteirista de BD aos 21 anos e publicou seu primeiro álbum em 1990. Desde então, assinou mais de 50 álbuns, com grandes editoras (Dargaud, Glénat, Casterman, Vents d’Ouest…) . A ele se devem os notáveis romances gráficos Terra Australis (com Philippe Nicloux, Glénat, 2013), Prazo (com Christian Rossi, Glénat, 2013), Contrecoups – Malik Oussekine (com Jeanne Puchol, Casterman), além do sexto álbum do prestigiada coleção XIII Mystery (Billy Stockton, com Steve Cuzor, Dargaud). Ele também escreveu as séries Apocalypse Mania (com Philippe Aymond, Dargaud), AD Grand-Rivière (com Al Coutelis, Casterman) e L’Ultime Chimère (com Griffo, Glénat), entre outros. Bruno Brazil desenhado por Philippe Aymond, é uma oportunidade para ingressar na Éditions du Lombard pela primeira vez. Além de descendente de uma família pioneira na história do automóvel, L.-F. Bollée é também jornalista desportivo especializado em desportos motorizados.
Denis Rodier nasceu no Quebec e é cartunista. Colaborou desde muito cedo nas coleções Marvel e DC Comics. Tornou-se conhecido pelo trabalho na série Superman. Na Europa, é mais conhecido pela colecção A Ordem dos Dragões e O Apogeu dos Dragões.
Para mais informações, ver o vídeo:
Para subscreveres o canal DOC DOC TV, clica aqui.
A Bomba
ALCANTE, LAURENT-FRÉDÉRIC BOLLÉE & DENIS RODIER
Editora: Gradiva
Páginas Vol. 1: 216, a preto
Páginas Vol. 2: 264, a preto
Encadernação: brochada/capa mole
Dimensões: 21 x 28,5 cm
ISBN Vol .1: 978-989-785-150-6
ISBN Vol .2: 978-989-785-155-1
PVP Vol. 1: 18,00€
PVP Vol. 2: 18,00€
É administrador do site. Licenciado em Informática, agrega no Bandas Desenhadas dois mundos que adora – a web e a banda desenhada.